Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Comédia

Trama inconsistente e cheia de clichês carece de humor

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A trama desta comédia para adolescentes não prima pela originalidade: é um road movie em que três amigos (Chay Suede, José Trassi e Paulo Vilela) deixam São Paulo em uma velha Kombi rumo ao Carnaval de Salvador.

O carro quebra, é claro, e eles se envolvem em uma série de situações inesperadas.

Como não podia deixar de ser, há uma garota bonita, interpretada por Paloma Bernardi, e cheiro de sedução no ar.

O filme tem vários estreantes na frente e atrás das câmeras, como o diretor Vitor Mafra, vindo da publicidade, e a dupla de atores principais, Suede e Bernardi, que se destacaram em novelas e cuja popularidade é o principal apelo para atrair o espectador.

AVANÇOS PENOSOS

Apesar do sangue novo, essa turma não consegue ir além dos inúmeros clichês do gênero. As inconsistências do roteiro explicam boa parte das carências da comédia. A mais grave é a dificuldade de trabalhar o humor, que só aparece de maneira pontual.

Além disso, a trama avança penosamente, dando a impressão que o filme é uma sucessão de situações isoladas.

Um bom exemplo disso é a cena do curandeiro (Nando Cunha). Completamente desarticulada da trama, é gratuita e sem graça, assim como a perturbação que subitamente acomete Burunga (Trassi), que justifica a "intervenção" do curandeiro.

Outro personagem problemático, e mais nocivo ao resultado pelo fato de ter maior presença no filme, é o borracheiro evangélico com cara de serial killer vivido por Guilherme Fontes. Extremamente caricato, é apenas bobo.

A caricatura é algo próprio do gênero. O desafio é saber dar a ela as inflexões adequadas. O problema também se verifica no sotaque do bairro da Mooca dos três amigos e de seus familiares, ou no arrastadíssimo sotaque carioca dos dois policiais rodoviários.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página