Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Número de livros brasileiros em alemão despenca

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FRANKFURT

No ano passado, entrar numa livraria da Alemanha significava encontrar bancadas cheias de livros brasileiros. De Guimarães Rosa a autores contemporâneos, 70 obras de literatura brasileira foram editadas em alemão em 2013, quando o país foi o homenageado da Feira de Frankfurt.

Em comparação, em 2011 havia apenas 59 títulos do Brasil em circulação na Alemanha, sendo que 39 eram edições de Paulo Coelho.

O Brasil, porém, não é mais a bola da vez no maior evento editorial do mundo, e o saldo de 2014 é de apenas quatro novas obras em alemão: "O Mundo Inimigo", de Luiz Ruffato, "Não Falei", de Beatriz Bracher, "Noites de Alface", de Vanessa Barbara e "Adultério", de Paulo Coelho.

"A queda é natural e acontece com todos os países convidados da feira. O mercado não absorve uma quantidade elevada de livros em tão pouco tempo", diz Petra Noack, diretora da TFM, livraria de Frankfurt especializada em obras de língua portuguesa.

Os lançamentos previstos para 2015 mostram que a literatura brasileira seguirá em marcha lenta.

Eles incluem títulos de Carola Saavedra e Patrícia Melo, já conhecidas na Alemanha, e "A Filha das Flores", obra de estreia da cantora Vanessa da Mata.

TRADUÇÃO

Apontado como o principal instrumento para a promoção de literatura brasileira no exterior, as verbas do programa de bolsas de tradução da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) sofreram corte de 45%, passando de R$ 1,8 milhão em 2013 para R$ 1 milhão em 2014.

O motivo, segundo o Ministério da Cultura (MinC), é a redução generalizada nos orçamentos deste ano dos ministérios federais.

O número de bolsas concedidas, no entanto, permanece dentro da média desde que o programa foi criado há quatro anos.

Foram 97 auxílios em 2014, totalizando cerca de 550 desde 2010. O Minc não soube esclarecer em quanto foi reduzido o valor individual das bolsas.

As bolsas impulsionam o interesse dos editores estrangeiros pela literatura brasileira. Em 2013, por exemplo, dos 70 novos livros, pelo menos 66 tiveram apoio da FBN.

Em 2013, o Ministério da Cultura levou 70 autores brasileiros a Frankfurt. Neste ano, são cinco, que foram escolhidos pelo ministério em agosto. Por enquanto, Eduardo Spohr, Edney Silvestre, Ana Martins Marques, Bernardo Kucinski e Cuti participarão apenas de uma palestra. Paulo Coelho virá a convite da própria feira, Walcyr Carrasco e Gabriel Chalita vêm por conta própria.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página