Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

APCA elege canal da web como melhor humor da TV

Programação da produtora Porta dos Fundos no YouTube venceu na categoria

Melhores do ano em 11 categorias foram escolhidos ontem pela Associação Paulista dos Críticos de Arte

DE SÃO PAULO

O melhor do humor da TV brasileira em 2012 não passou na TV, mas no YouTube. Foi a conclusão a que chegaram, ontem, os jurados da categoria televisão no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

A APCA escolheu os melhores de 2012 nas categorias arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, música erudita, rádio, teatro, teatro infantil e TV.

O troféu de comédia foi para a produtora Porta dos Fundos, cujo canal no YouTube tem mais de 20 milhões de acessos. A decisão do júri do prêmio de TV teve a intenção de "sacudir" o setor, mostrando que há formatos mais inovadores sendo feitos na internet atualmente.

O canal do "Porta dos Fundos" tem alta definição e periodicidade regular.

O grande vencedor em TV foi a novela "Avenida Brasil" (Globo), que ainda rendeu troféus à atriz Adriana Esteves e ao ator José de Abreu.

Nesta edição, a diretoria da APCA resolveu conceder troféu especial ao crítico de teatro Sábato Magaldi, pela contribuição às artes e à cultura.

Na categoria teatro, o grande prêmio foi para o diretor, autor e ator Fauzi Arap. A peça "Isso te Interessa?", da Cia. Brasileira de Teatro, foi eleita o melhor espetáculo.

Em literatura,"O Céu dos Suicidas" (Alfaguara), de Ricardo Lísias, ficou com o prêmio de romance, e "Um Útero é do Tamanho de um Punho" (Cosac Naify), de Angélica Freitas, com o de poesia.

Outros premiados foram Paulo Mendes da Rocha, pelo conjunto da obra, em arquitetura, Adriana Varejão, em artes visuais, e Paulo Vanzolini, em música popular.

Em música erudita, o grande prêmio, in memoriam, foi para o centenário do maestro e compositor Eleazar de Carvalho (1912-1996).

O crítico Luís Roberto A. Trench -que em 2010 foi suspenso como jurado após ser acusado de tentativa de suborno e cujo retorno ao júri, em 2011, fez com que os outros votantes de música erudita saíssem da premiação- voltou a votar neste ano.

A cerimônia será em 12 de março. A lista completa de premiados está em apca.org.br.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página