Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Cabeça Dinossauro' no palco é a melhor festa para os Titãs

DO EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Esqueça o show no Espaço das Américas, há dois meses. Foi bacana ver Nando Reis e Arnaldo Antunes de volta aos Titãs naquela noite, mas a grande celebração dos 30 anos da banda foi mesmo a pequena turnê tocando na íntegra "Cabeça Dinossauro".

Os shows ficaram lotados. O escolhido para o registro que sai agora em DVD e CD aconteceu no Circo Voador, no Rio, no dia 9 de junho. Poucas vezes a gravação de um show captou tanto o espírito das músicas tocadas.

Lançado em 1986, o terceiro álbum dos Titãs vive ganhando eleições de melhor disco da história do rock brasileiro. Sofisticado, mas punk na alma. Curto e grosso.

Ataca instituições ("Família", "Igreja" e "Polícia") e escancara o lado errado dos homens ("A Face do Detruidor", "Bichos Escrotos" e "Porrada") em letras minimalistas e até guturais ("AA UU").

Tocadas na ordem em que estão eternizadas nos sulcos do LP, as músicas rendem um show curto, de 45 minutos.

Tudo é filmado em preto e branco, com câmeras nervosas -algumas manuseadas literalmente no meio do público, dando uma perspectiva rara na tela, passando a sensação de estar ali, pulando e empurrando os outros.

Os Titãs colaboram com o caráter "urgente" do projeto: pouco falam com o público. A empatia -total- se dá pela relação afetiva da plateia com um álbum escutado desde a adolescência.

Os arranjos são quase os mesmos do disco, e os fãs aprovam. Mas ainda sobra um pouco de espaço para inovação. A versão de "Tô Cansado", cantada por Branco, é matadora, e o encerramento com "O Que" emociona.

AUTÓGRAFOS

Os titãs Paulo Miklos, Sergio Britto, Branco Mello e Tony Bellotto estarão hoje, às 18h30, autografando CDs e DVDs "Cabeça Dinossauro Ao Vivo 2012" na Livraria Cultura (Conjunto Nacional, av. Paulista, 2.073).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página