Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para pequenos, modelo sufoca diversidade

DA COLUNISTA DA FOLHA

A compra da histórica editora Paz e Terra pelo Grupo Record, anunciada na semana passada, foi sintomática de um mercado no qual apenas os grandes têm força para aparecer nas livrarias.

"Eu não tinha como concorrer. Não conseguia fazer meus livros serem vistos pelos leitores", afirma Marcus Gasparian, ex-dono e agora editor do selo recém-adquirido pela Record. "A Record certamente fará um trabalho melhor ao dar aos títulos o destaque que eles merecem."

Para Haroldo Ceravolo, editor da Alameda e diretor da Libre, associação de editoras independentes, o aluguel de espaços em livrarias sufoca as pequenas casas e gera uma pasteurização das lojas.

"Você começa a ter só best-sellers expostos, livros muito parecidos entre si e de poucas editoras. É um tiro no pé, porque a loja perde seu papel de lugar no qual o leitor busca se informar. Isso afasta o consumidor que mais tende a frequentar as livrarias."

O fato de alguns poucos livros "roubarem" espaços de uma infinidade de outros -o Brasil publica cerca de 55 mil novos títulos por ano- acaba também interferindo no preço dos livros em geral, na avaliação de Ceravolo.

"As editoras de best-sellers investem tanto em marketing que não conseguem baixar o preço de livros que saem bem. Além disso, a existência de poucos best-sellers torna ainda mais lenta a circulação de livros das pequenas editoras, o que os encarece."

Milena Duchiade, proprietária da livraria carioca Leonardo da Vinci e crítica da "supermercadização" do segmento, lembra que livrarias que não vendem espaços acabam tendo menos margem de negociação com editoras.

"As redes negociam espaço com desconto na compra de livros dos editores, o que torna ainda mais frágil o poder de negociação das independentes", diz. (RC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página