Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Canções Velhas Para Embrulhar Peixes' mescla música e poesia

CD de Peri Pane tem participação de arrudA e Alzira Espíndola

RONALDO EVANGELISTA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Poesias cotidianas, urbanas e musicais, um leve nonsense bem-humorado, minimalismos e jogos de palavras entre xote, fado, samba e folk.

O recém-lançado CD "Canções Velhas para Embrulhar Peixes" traz brincadeiras estilísticas entre o comum e o inesperado, fórmulas e reinvenções, música e poesia.

O autor é Peri Pane, identidade secreta do jornalista Marcos Dávila, colaborador desta Folha, além de reconhecido por seu projeto performático Homem Refluxo, por ser integrante da banda Odegrau e por suas composições para Cérebro Eletrônico e Trupe Chá de Boldo.

As "Canções Velhas" nasceram do encontro de Peri com o ótimo poeta arrudA, cujos versos altamente musicais já haviam sido protagonistas nos discos de Alzira Espíndola (que, não coincidentemente, participa do álbum).

"Conheci o arrudA no final de 2004, em uma viagem pela Bahia", lembra Peri Pane. "Fizemos nossa primeira canção no alto do Morro Pai Inácio, na Chapada Diamantina. Depois, em 2006, começamos a compor juntos, na maior parte das vezes eu musicando os poemas dele."

Quando tinham composições suficientes, foi só levar ao palco. "Tivemos a ideia de fazer um show em 2008, reunindo nossas parcerias com algumas canções minhas do fundo do baú, ainda inéditas."

Com capa artesanal em estêncil e produção musical de Marcelo Dworecki (baixista da banda Bixiga 70), o álbum traz as canções levadas por violão acompanhado de ocasional acordeão, piano, cavaquinho e violoncelo.

Canções circulares, harmonias hipnóticas e poética oral resgatam características da vanguarda paulista, como no trabalho de Alzira com Itamar Assumpção -dobradinha que ela compõe com arrudA.

"A parceria do arrudA com a cantora e compositora Alzira me influenciou muito nesse disco", afirma Peri.

"O cuidado com a letra e o humor inteligente e sutil, tanto nos discos como no palco, são características que admiro nas obras de Itamar, Mauricio Pereira, Jards Macalé e Tom Zé."

CANÇÕES VELHAS PARA EMBRULHAR PEIXES

ARTISTA Peri Pane

GRAVADORA Independente

QUANTO R$ 20


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página