Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

"Campeão" terá mostra individual nos EUA este ano

DE SÃO PAULO

"O artista com mais exposições nos últimos 25 anos? Não tinha a menor ideia!" Waltercio Caldas ficou supreso com a notícia de que lidera o ranking de "produtividade" do Itaú Cultural.

O site dele atualmente só relata suas mostras até 2005. "Sou um pouco relapso com isso. Senão nem dava para fazer tanta exposição", brinca Caldas.

Nos próximos meses, ele ganha mais pontos nas estatísticas. A Pinacoteca do Estado abre em 2 de fevereiro a individual dele "O Ar Mais Próximo e Outras Matérias", com 87 trabalhos.

Exposta no ano passado na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, a mostra irá em outubro para o Blanton Museum of Art, em Houston, que tem uma das maiores coleções latinoamericanas dos Estados Unidos.

Caldas terá ainda neste ano individuais em Nova York, na galeria Gering & López, e em Salvador, na galeria Paulo Darzé, ambas com trabalhos inéditos.

"Produzo em média 12 obras por ano. Tem anos em que faço só uma ou duas esculturas", contabiliza Caldas, que já tem mais de 40 anos de carreira.

Segundo ele, o ambiente hoje é muito "mais inclusivo" para artistas iniciantes. "O número de espaços para expor aumentou significativamente. E o mercado externo está mais aberto. Só fui ter minha primeira mostra fora aos 40. Hoje, artistas de 20 já expõem fora." (CEM)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página