Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ator de 'Juno' roda dois filmes em espanhol

Michael Cera, também conhecido por "Superbad - É Hoje", vai a Sundance com longas do chileno Sebastián Silva

"Crystal Fairy" mostra périplo de jovens em busca de mescalina no Atacama; temática teen se estende a "Magic Magic"

FERNANDA EZABELLA ENVIADA ESPECIAL A PARK CITY (EUA)

O ator americano Michael Cera, conhecido pelo papel do adolescente tímido de "Juno" (2007), aprendeu espanhol e viajou pelo deserto do Atacama para fazer dois filmes com o diretor chileno Sebastián Silva, ambos com exibições no Festival Sundance.

O evento começou anteontem e apresentará 119 trabalhos de 32 países até o dia 27, em cerca de dez cinemas espalhados pela pequena Park City, cidade no meio de picos nevados e resorts de esqui no Estado de Utah.

Cera interpreta Jamie, um turista americano afetado e egoísta em "Crystal Fairy", único filme latino-americano em competição, ao lado de "Il Futuro" (produção Chile/Itália/Alemanha/Espanha), de Alicia Scherson.

Jamie embarca numa viagem de carro com três amigos chilenos para experimentar mescalina no deserto e, no meio do caminho, eles conhecem Crystal Fairy (fada de cristal, em inglês), uma hippie (Gaby Hoffmann) que se une à trupe.

"Aconteceu comigo de fato há uns dez anos. Estava com meu melhor amigo e conhecemos esta hippie de San Francisco. Mas a gente se deu bem, ao contrário do que se vê no filme", contou Silva, 33, radicado em Nova York.

"Depois que tomamos mescalina, ela sumiu, nunca mais a vi. Espero reencontrá-la agora com o filme."

SEM ROTEIRO

"Crystal Fairy" foi feito em 12 dias, sem roteiro e com muito improviso.

Cera estava havia meses no Chile com a família de Silva, aprendendo espanhol para fazer outro filme do diretor, "Magic Magic". Como o financiamento não vinha, eles resolveram cair na estrada com uma equipe de 15 pessoas.

Cera diz que não se trata de um filme sobre drogas, apesar de seu personagem cheirar cocaína e ser obcecado por "As Portas da Percepção" (1954), de Aldous Huxley.

Ele chega a roubar um cacto de uma casa em San Pedro para fazer mescalina. "Foi uma experiência incrível, nunca tinha feito um filme assim", disse Cera.

Em "Magic Magic", o ator de 24 anos se arrisca no espanhol ao lado da atriz inglesa Juno Temple, cuja personagem passa férias numa área rural do Chile com seus amigos, enquanto tenta tratar uma terrível insônia.

"Se 'Crystal Fairy' se parece com um desenho espontâneo, 'Magic Magic' seria mais como uma escultura bem planejada. São dois animais bem diferentes, e o primeiro foi muito mais divertido de fazer", contou o diretor.

A primeira participação de Silva em Sundance foi com "La Nana" (2009), sobre uma empregada mal-humorada que há mais de 20 anos dá expediente na mesma família.

O trabalho ganhou o prêmio do júri da competição internacional e disputou o Globo de Ouro. Ele retornou com "Gatos Viejos" (2010), sobre uma mulher de 70 anos com problemas de memória.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página