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"Star Wars" completa 35 anos no Brasil

Saga espacial de George Lucas, lançada em maio de 1977 nos EUA, estreou no país somente em 30 de janeiro de 1978

Disney comprou a Lucasfilm e lançará um novo longa da saga em 2015, dirigida por J.J. Abrams, de "Star Trek"

RODRIGO SALEM DE SÃO PAULO

Ronaldo de Matos Sartorio, 13, era um dos primeiros na grande fila no cinema Bristol, em São Paulo.

Cinéfilo precoce, arrastou os amigos para ver o filme mais falado daqueles tempos, que havia estreado quase um ano antes nos Estados Unidos e finalmente entrava em cartaz em quatro cinemas da cidade -Bristol, Marabá, Paulistano e Del Rey.

Naquela tarde de 30 de janeiro de 1978, começava a ser exibido no Brasil "Guerra nas Estrelas" -e não "Star Wars", padrão internacional que o marketing impiedoso da Lucasfilm, empresa do criador da saga espacial, George Lucas, forçou o mundo a engolir no relançamento dos filmes nos anos 1990.

"Foi um frisson em São Paulo. As filas no cinema chegavam até a calçada e, quando abriam as salas, as pessoas corriam desesperadas. A gritaria quando subia o letreiro era absurda", recorda Sartorio, agora com 48 anos e trabalhando como administrador de empresas.

Já Roberto Fabrício, 4, era levado pela mãe para o mesmo Bristol que Ronaldo frequentava. No entanto, por causa da pouca idade, não lembra de grandes detalhes da sessão histórica.

"A imagem do início do longa, com a nave gigantesca se aproximado no espaço, ficou comigo para sempre e teve um grande impacto", conta Fabrício.

A visão da sequência foi tão impactante que, aos 42 anos, ele nunca deixou a paixão pelas aventuras de Luke Skywalker (Mark Hamill), Han Solo (Harrison Ford) e Leia (Carrie Fisher) contra o Império desaparecer.

Fabricio trabalha como advogado, mas é um dos fundadores do Conselho Jedi, maior aglomerado de fãs de "Star Wars" do Brasil e coleciona produtos ligados à série. "Tenho um disco de vinil com a trilha que veio com o selo repetido e dizem que vale R$ 5.000", especula.

NOVO FENÔMENO

O mais impressionante é que, 35 anos depois, a saga de George Lucas não parece perder a força.

Em dezembro passado, o cineasta vendeu a Lucasfilm para a Disney -e, com ela, seus filmes (além de "Star Wars", há a franquia "Indiana Jones"), o estúdio de som e as produtoras de jogos e de efeitos especiais- por US$ 4 bilhões (R$ 8 bilhões).

No mesmo dia em que anunciou a compra da Lucasfilm, a Disney revelou que um sétimo episódio da saga "Star Wars" sairá em 2015 e, a cada dois ou três anos, um novo longa centrado no universo jedi deve chegar aos cinemas -sem a participação ativa de Lucas, que vira consultor e vai se dedicar a projetos educacionais nos EUA.

O filme, segundo o site "The Wrap", será roteirizado por Michael Arndt ("Toy Story 3") e dirigido por J. J. Abrams, que modernizou outra série cinematográfica de ficção científica: "Star Trek".


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