Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para veteranos, clássicos da TV inspiram humor de produtora

ALBERTO PEREIRA JR. DE SÃO PAULO

Fenômeno recente da internet, a produtora Porta dos Fundos também reúne em sua base de fãs artistas veteranos da comédia nacional.

Além da admiração, há também ressalvas. A maioria delas se concentra na opinião de que o grupo, talentoso, se apropria de referenciais clássicos de humor na TV mais do que investe em novidades.

"Estou correndo atrás deles. É uma das coisas mais engraçadas que vi nos últimos anos", diz José Lavigne, que por mais de 15 anos dirigiu o "Casseta & Planeta" (Globo).

"Acho mil vezes mais interessante que o 'Pânico' [da Band], que faz bullying com as pessoas", compara Cláudio Paiva, roteirista de TV.

Para Jorge Furtado ("O Homem que Copiava", 2003), o elenco e o texto são excelentes. "Mas eles não inventaram esse gênero. O 'Monty Python' [programa de TV inglês dos anos 1960] já fazia isso. É uma tradição que remonta à Grécia antiga."

Segundo Lavigne, o Porta dos Fundos tem muito do "TV Pirata", que marcou época na Globo, no final dos anos 1980.

"Nós estávamos na TV aberta, por isso só não falávamos palavrão, mas satirizávamos marcas também. Nos últimos 20 anos, a Globo se capitalizou e as referências comerciais foram restringidas. São todos bisnetos do Guel Arraes", diz.

Rafinha Bastos concorda que a produtora tem mais liberdade por estar na web, mas faz uma ressalva: "O YouTube também é uma empresa. Os protagonistas são caras da Globo, mas sem todos os filtros de uma TV".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página