Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obra de Poe inspira série com Kevin Bacon

Sucesso nos Estados Unidos, "The Following" estreia hoje no Brasil na Warner, com astro do filme "Footloose"

Produtora O2 prepara seriado "Contos do Edgar", baseado em contos do escritor americano, para a Fox

ALBERTO PEREIRA JR. DE SÃO PAULO

Morto há 163 anos, Edgar Allan Poe é responsável por um dos principais sucessos da temporada da TV americana em 2013.

É bebendo dos escritos do autor americano, bisavô dos gêneros suspense e mistério, que a série "The Following" vem sacudindo a audiência da televisão aberta dos EUA. No primeiro capítulo, foi vista por 10 milhões de pessoas.

A série, que estreia hoje no Brasil na Warner, mostra a caçada de um ex-detetive do FBI Ryan Hardy (Kevin Bacon) contra os seguidores de um serial killer (James Purefoy).

O seriado não é caso isolado de inspiração na obra de Poe. De "Os Simpsons" a atrações como "Os Sopranos", "Gilmore Girls" e "CSI", a filmes como "O Corvo" (1994), suas histórias seguem na mira de adaptações e recriações.

Em abril, a Fox estreará no Brasil "Contos do Edgar", seriado em cinco capítulos trazendo à realidade paulistana histórias do escritor, sob a produção da O2 Filmes.

"Embora seja um autor clássico e canonizado, Edgar Allan Poe encontrou um espaço na cultura pop atual, alimentando nossos medos e criando nossos terrores", diz Leo Braudy, professor de literatura americana da University of Southern California.

"Poe deixou uma vasta descendência artística, como Hitchcock, Debussy e Stephen King. Até na capa de um disco dos Beatles lá está ele", completa Jeanette Rozsas, autora do livro "Edgar Allan Poe, o Mago do Terror".

"The Following" marca a estreia de Kevin Bacon como protagonista na TV.

"Tínhamos uma lista dos atores que gostaríamos de trabalhar e, antes de começar os contatos, recebemos uma ligação do agente do Kevin, dizendo que ele havia lido o roteiro e queria fazer", conta o diretor e produtor-executivo Marcos Siega.

No enredo, o assassino Joe Carroll era um professor universitário especializado na poesia de Edgar Allan Poe que usou referências dessas obras ao matar 14 de suas alunas. O então detetive Hardy consegue prendê-lo.

Anos depois, uma rede de dezenas de discípulos do assassino retoma a matança.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página