Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Best-seller recorre a suspense para narrar casamento em crise

Na lista de mais vendidos do "New York Times" desde dezembro, "Garota Exemplar" chega agora ao Brasil

Direitos de adaptação da obra de Gillian Flynn para o cinema foram comprados pela atriz Reese Witherspoon

FERNANDA REIS DE SÃO PAULO

Nick acorda na manhã de seu aniversário de cinco anos de casamento com o cheiro de crepe. Sua mulher, Amy, está na cozinha de sua casa no interior dos EUA, com a mão na massa, cantarolando a música tema de "M.A.S.H".

A cena inicial de "Garota Exemplar", romance da americana Gillian Flynn lançado agora no Brasil, poderia fazer parte de qualquer livro de "chick lit" -a literatura de mulherzinha. De certa forma, a obra se encaixa no gênero -só que acrescenta a ele uma boa dose de suspense.

Após o café da manhã romântico, Nick sai para trabalhar e recebe uma notícia ao telefone: Amy desapareceu (o título do livro em inglês, aliás, é "Gone Girl", garota desaparecida). Há sinais de luta na casa, a porta estava escancarada, o gato estava para fora.

O primeiro suspeito, para a polícia, é o marido, que logo revela que o casamento estava em crise. Para o leitor, fica a dúvida: a cada capítulo, Amy e Nick se alternam na narrativa -ela, em passagens de seu diário; ele, no tempo presente-, contando diferentes histórias sobre sua relação.

Nick confessa a quem lê que parte do que está dizendo é mentira, mas não revela o que é fato e o que é ficção, numa trama cheia de reviravoltas, em que nunca se sabe se é ele ou Amy quem, no fundo, tem a razão.

"Eu queria escrever sobre casamento. Meus dois primeiros livros foram sobre pessoas solitárias, alienadas, que não se relacionavam", diz Flynn, 42, por telefone à Folha.
"Queria me basear na ideia de que, num casamento, a gente sabe um monte de coisas sobre a outra pessoa, mas desconhece outras."

Ela conta que começou o trabalho com uma ideia pouco definida em mente, e que muitas das reviravoltas -e o final, que divide seus fãs- surgiram pelo caminho.

"A ideia de ter o diário de Amy veio depois. A princípio, teria só o ponto de vista de
Nick", diz. "Mas gosto de escrever para testar coisas novas. Se planejasse mais, perderia a graça. Mas eu escreveria muito mais rápido", ri.

Casada há pouco tempo quando começou a trabalhar em "Garota Exemplar", Flynn diz que o marido amou o livro e que ele a conhecia bem o suficiente para saber que ela não era complicada como seus personagens.

CINEMA

Os direitos de adaptação do livro -que está no topo da lista de mais vendidos do "New York Times" desde 23 de dezembro do ano passado- para o cinema foram comprados pela atriz Reese Witherspoon.

Ainda sem diretor definido -boatos circularam sobre um envolvimento de David Fincher, de "A Rede Social"-, o longa terá roteiro da própria autora. "Terminei agora a primeira versão. Estou esperando definirmos o diretor para sentar com ele e trabalharmos nisso", disse.

Flynn diz que seu envolvimento no filme está tomando, por ora, todo o seu tempo. "Tenho ideias para outros livros, mas, por enquanto, estou totalmente envolvida em 'Garota Exemplar'."

GAROTA EXEMPLAR
AUTORA Gillian Flynn
TRADUÇÃO Alexandre Martins
EDITORA Intrínseca
QUANTO R$ 39,90 (448 págs.)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página