Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sesc Pompeia passa a integrar mostra da Casa de Vidro em SP

Exposição "O Interior Está no Exterior" propõe a criação de obras inspiradas na casa em que viveu Lina Bo Bardi

Com curadoria do suíço Hans Ulrich Obrist, evento que começa no dia 4 reunirá obras de 34 artistas e arquitetos

FABIO CYPRIANO CRÍTICO DA FOLHA

No próximo dia 31, o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa percorrerá a cidade de São Paulo a bordo de um ônibus que visitará várias construções da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992).

Entre as paradas, estão programadas a Casa de Vidro, onde Lina viveu, o Palácio das Indústrias, o Masp, o Teatro Oficina, do qual Zé Celso é diretor, e o Sesc Pompeia.

Intitulada "Acupuntura", a performance móvel representa a expansão da mostra "O Interior Está no Exterior", organizada pelo curador suíço Hans Ulrich Obrist, programada inicialmente para ocorrer apenas na Casa de Vidro e para ser aberta no ano passado.

Apesar de contar com outros patrocinadores, a entrada do Sesc no projeto foi decisiva para sua viabilização.

No dia 4 de abril, quando for, de fato, aberta para convidados, parte da exposição estará também no Sesc Pompeia.

Segundo Obrist, com a nova configuração, será possível "conectar dois edifícios de autoria da arquiteta, e possibilitar a concepção de obras mais monumentais e exibição de vídeos".

Dessa forma, o Sesc Pompeia receberá grandes instalações do brasileiro Ernesto Neto e do norte-americano Dan Graham, além de vídeos, como o do registro de "Acupuntura", realizado dias antes, ou obras de Tamar Guimarães e Laércio Redondo.

"O Interior Está no Exterior" teve um prelúdio, apenas para convidados, em setembro do ano passado.

O evento de abertura definitivo, programado para o próximo dia 4, coincide com a semana de realização da feira SP-Arte, e está listado em sua programação VIP.

PERFORMANCE

Não é à toa que Obrist é considerado um dos mais influentes curadores da cena internacional.

Ele consegue estar presente de forma marcante nos dois principais eventos de arte contemporânea da cidade, em menos de um ano.

No total, 34 artistas e arquitetos brasileiros e estrangeiros participam da exposição. No prelúdio, os ingleses Gilbert & George realizaram uma performance, que agora será vista na Casa de Vidro apenas em uma foto.

Para a nova etapa, artistas preparam novos trabalhos, como é o caso da francesa Dominique Gonzalez-Foerster.

"Planejei um quarto extra, uma extensão exterior que expõe minha fascinação pelo incrível piso azul: algo entre uma piscina vazia e uma pista de dança flutuando no verde", diz Gonzalez-Foerster, referindo-se às pastilhas azul-claro do chão da Casa de Vidro.

Entre os artistas que também preparam novas obras para a fase final de "O Interior Está no Exterior" estão Cristina Iglesias, Olafur Eliasson, Philippe Parreno e Renata Lucas, além do arquiteto Norman Foster.

O INTERIOR ESTÁ NO EXTERIOR
QUANDO abertura (apenas para convidados) no dia 4/4; de ter. a dom., das 11h às 17h (Casa de Vidro); e de ter. a dom., das 9h às 21h (Sesc Pompeia)
ONDE Casa de Vidro (r. Gal. Almério de Moura, 200; tel. 0/xx/11/3744-9902) e Sesc Pompeia (r. Clélia, 93; tel.: 0/xx/11/3871-7700)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página