Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Neurociência é tema de série de reportagens no "Jornal da Globo"

Apresentadora Christiane Pelajo dedicou seis meses a entrevistas

FERNANDA REIS DE SÃO PAULO

A jornalista Christiane Pelajo pretendia fazer uma série de reportagens sobre educação. Durante a pesquisa, deparou-se com um assunto que a interessou ainda mais: a neurociência. A série mudou de tema e virou o especial "Cérebro, Máquina de Aprender".

Os mais de seis meses que Pelajo passou entre pesquisa e entrevistas deram origem a cinco reportagens exibidas nesta semana no "Jornal da Globo". Entre os temas abordados -além da educação- estão o uso da neurociência no esporte e na dança.

"Quando imaginamos algo, ativamos as mesmas regiões do cérebro que ativaríamos se praticássemos a atividade. A imaginação é um treinamento", diz Pelajo.

Em conversas com bailarinos como Ana Botafogo, a jornalista descobriu que eles costumam olhar para o palco e imaginar o movimento antes de praticá-lo, como parte de sua preparação.

"Meu grande desafio foi transformar esse assunto complexo da neurociência em linguagem de televisão", diz Pelajo. "O objetivo é fazer com que os espectadores possam levar isso para a vida."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página