Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Palestras buscam temas ocultos do autor

DE SÃO PAULO

O seminário "Graciliano Ramos - Estilo e Permanência" é promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, que detém o acervo do escritor alagoano.

O encontro de hoje começa com uma palestra do crítico literário Alfredo Bosi. Em seguida, os professores Alcides Villaça e Murilo Marcondes de Moura irão analisar obras que outros autores dedicaram a Graciliano.

Villaça vai comentar "Máscara Mortuária de Graciliano Ramos", poema de Vinicius de Moraes de 1953 que traz versos como "Feito só, feito pó, desencantou-se/ nele o íntimo arcanjo, a chama interna/ da paixão em que sempre se queimou".

"Graciliano tem sido lido numa chave só -a contenção, a secura, o comunista. Ele é muito mais amplo que isso. O Vinicius compreendeu bem essa paixão recolhida que havia nele", diz Villaça.

O segundo tópico irá tratar da obra do escritor. O professor Luis Bueno vai enfocar "Vidas Secas" por um ângulo inusitado: o amor.

"Certamente não vamos encontrar sentimentalismo. Em sua obra, o amor não está separado das contingências da vida. O afeto se mistura ao contexto político."

Bueno vai comentar trechos do livro que vislumbram intimidades do casamento de Fabiano e Sinha Vitória e a relação deles com a cadela Baleia.

Por fim, os escritores Francisco Dantas e José Luiz Passos reveem o legado de Graciliano na literatura. (MRA)

GRACILIANO RAMOS: ESTILO E PERMANÊNCIA
QUANDO hoje, das 9h às 18h
ONDE Auditório da História -FFLCH-USP (av. Prof. Lineu Prestes, 338; tel. 011/3091-1149)
QUANTO grátis


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página