Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chopin é o compositor da semana na Coleção

Músico polonês está no volume deste domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Curiosidades sobre a biografia e fragmentos da obra de Frédéric Chopin estão no sétimo livro-CD da Coleção Folha Música Clássica para Crianças, que chega às bancas neste domingo, dia 24.

Os personagens Dó e Mi vão a Varsóvia, capital da Polônia. Foi nos arredores da cidade que ele nasceu em 1810. Ali, os irmãos viajantes veem o compositor nos palácios onde passou a infância. Sua mãe era polonesa e o pai francês dava aulas do idioma no liceu de Varsóvia, onde Chopin estudou.

O menino era um virtuoso: aos oito anos de idade, tocava para grandes públicos; aos 15, já era considerado o melhor pianista da cidade.

Apesar de a história contar que Chopin foi sempre muito ligado às tradições de seu país -e as suas composições para canções e danças folclóricas, conhecidas como polacas e mazurcas, são prova disso-, ele acabou emigrando para a França. Isso aconteceu pouco tempo antes do início de conflitos armados entre a Polônia e o Império Russo, em 1830.

Foi em Paris que Chopin ganhou reconhecimento por suas valsas, baladas, prelúdios e noturnos, algumas das quais têm fragmentos incluídos no CD da Coleção. Ali também começou um relacionamento com a baronesa e escritora Dudevant, que assinava seus livros sob o pseudônimo masculino de George Sand.

A música de Chopin, conhecida pelo grande destaque dado ao piano, até hoje influencia músicos clássicos. E populares. Em 2009, por exemplo, a banda inglesa de rock alternativo Muse usou uma noturna do polonês na sua canção "United States of Eurasia" ("Estados Unidos da Eurásia"). O nome e a sonoridade são pomposos, à altura da grande fama e do renome alcançados por Chopin.

Ele morreu em Paris, em 1849, e foi enterrado entre celebridades no cemitério de Père-Lachaise. Mas, a pedido da família, seu coração foi extraído antes do enterro e enviado à catedral de Varsóvia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página