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Acomodação nos preços tira urgência da compra

Sem a disparada dos últimos anos, cliente ganha tempo para negociar

Promoções devem se tornar mais frequentes, segundo a Embraesp; imóveis prontos têm descontos maiores

DANIEL VASQUES DE SÃO PAULO

Com 186% de alta no preço do metro quadrado de 2009 a 2012, segundo a Embraesp, a compra de um imóvel em São Paulo já foi mais tensa.

Adiar um negócio atrás de uma boa oferta levava, em geral, ao efeito contrário. Em vez de achar imóveis mais baratos, eles só encareciam.

Hoje, a situação é diferente: dá para pesquisar bem, ter calma e negociar descontos, já que a perspectiva geral é de acomodação --ou mesmo redução-- nos preços.

Se a incorporadora não quiser dar descontos, a saída é procurar outro empreendimento, diz Luiz Paulo Pompeia, da Embraesp. "Às vezes há muitas unidades e no estande de vendas dizem que quase todas foram vendidas", afirma. Segundo ele, a tendência é que as promoções ganhem força durante o ano.

As incorporadoras, em geral, afirmam que as vendas estão em um bom nível e que descontos são negociados caso a caso.

É preciso levar em conta, porém, que a chance de descontos é maior em imóveis já prontos ou em fase final da obra. Nos lançamentos, o preço costuma ser mais alto.

"Um imóvel finalizado e não vendido gera despesas de condomínio e de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para a empresa", diz Ricardo Stella, diretor comercial e de marketing da Trisul.

PROMOÇÕES

Entre as ações promocionais em curso, a rede imobiliária Brasil Brokers lançou no último domingo o Festival de Imóveis Prontos. Segundo Josué Madeira, diretor da empresa, até o fim de julho haverá descontos de no mínimo 5% em 1.100 imóveis novos e usados comercializados pela empresa em São Paulo.

A Even mantém na rua da Consolação (região central) uma megaloja em que concentra a venda de cerca de 50 produtos. Marcelo Dzik, diretor de incorporação da empresa, afirma que apenas alguns imóveis têm descontos e que não é possível falar em percentuais, pois cada caso é discutido individualmente.

A internet também pode ajudar quem busca uma casa. Rogério Santos, presidente da Realton, diz que a página anuncia 550 unidades, entre semiprontas, prontas e novas, com no máximo 40% de desconto.

Segundo ele, o cliente fecha a compra pessoalmente, após visitar o empreendimento. "Com o boom de lançamentos, muitas incorporadoras ficaram com estoque elevado", afirma.


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