Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciberarquiteto

O melhor design de Miami

Cidade celebra o consumo, mas também se impõe como destino importante aos amantes do design

Miami vem se tornando uma superpotência das artes. Desde 2002, a Art Basel Miami Beach traz milhões de dólares e transforma gradualmente o perfil da cidade.

Novos museus (como o recém-aberto PAAM, projetado por Herzog & De Meuron), galerias, hotéis e restaurantes são inaugurados e, a cada ano, cresce o número de curadores, artistas e colecionadores, além, é claro, dos "jet-setters" festeiros em busca de um momento de fama nos flashes da imprensa.

A Design Miami recebeu mais de 30 galerias de todo o mundo, como Rossana Orlandi, de Milão, Galerie Kreo, de Paris e a minha favorita, Victor Hunt, de Bruxelas.

Destaque para a parceria do arquiteto brasileiro Guilherme Torres com a Swarovski na instalação "Mangue Groove", feita com tubos de cristais e um espelho d'água num espaço de imersão digital.

A entrada da feira neste ano era composta por uma enorme duna de areia. A instalação foi construída pelos jovens arquitetos do escritório nova-iorquino Formlessfinder.

Foi emocionante a ação da Louis Vuitton com "La Maison Au Bord de L'Eau", uma casa pré-fabricada para ser produzida em massa, criada pela arquiteta francesa Charlotte Perriand em 1934 e nunca antes construída. Projetada para ser uma casa de férias, toda em madeira, com perfeita harmonia e simplicidade, lembrou-me a essência do melhor que a arquitetura modernista nos ofereceu.

O bairro de Wynwood é um dos locais mais bacanas. Centro de grafite e arte de rua, reduto de "hipsters", abrigou a exposição da revista Flaunt, com performance de Vanessa Beecroft e Kanye West e noite de música experimental comandada pelo gênio Nicolas Jaar.

Perto dali, no Distrito de Design, galerias temporárias exibiram o trabalho de novos designers, como na exposição Handmade, organizada pela revista Wallpaper, e na Inventory, com as cerâmicas artesanais-digitais dos talentosos chilenos Great Things to People.

Na edição deste ano, ficou claro que Miami celebra o consumo desenfreado no supermercado das artes, mas que também se impõe como destino importante aos amantes do design.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página