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Por relação amigável, empresas têm arsenal

Relacionamento entre construtora e cliente chega a durar 8 anos e nem sempre é fácil

O relacionamento entre as construtoras e seus consumidores, além de longo, é cercado de expectativas e cobranças.

As vendas de um empreendimento começam cerca de seis meses antes do seu lançamento. A construção demora, aproximadamente, três anos e a garantia de alguns itens vale por mais cinco. Lá se vão, em média, oito anos.

"Participamos de momentos muito distintos da vida do cliente, da emoção da compra à angustia que antecede a entrega das chaves", diz Fábio Diogo, diretor de gestão de clientes da Brookfield.

Na tentativa de tornar esse contato amigável, construtoras apostam no autosserviço e em comunidades na web.

"Os serviços de autoatendimento são uma tendência em todo o mercado", diz Gabriel Padovani, gerente-geral de relacionamento com o cliente da construtora Even.

Esses serviços, muitas vezes disponibilizados no site das empresas, permitem que o cliente antecipe pagamentos, emita boletos e consulte o cronograma da obra, por exemplo.

Outra iniciativa de algumas construtoras é a criação de redes sociais digitais para os futuros moradores de determinados imóveis.

"Agrupar as pessoas desde o início cria senso de comunidade. Elas compartilham dúvidas, bem como problemas, e as respectivas respostas apresentadas pela construtora", diz Diogo.

Segundo as empresas, a intenção é dar mais transparência ao processo.

"Acabamos culpados por tudo e queremos mudar isso", diz Carlos Borges, presidente da Construtora Tarjab.

Mas só fornecer o canal não é suficiente.

"Muitas empresas têm site com informações, mas elas não são atualizadas. O consumidor pode, a qualquer momento, solicitar à construtora o cronograma de obras e esclarecimentos", diz Renata Reis, supervisora de assuntos financeiros e habitação do Procon-SP.

QUEIXAS

Segundo o Procon-SP, as principais queixas contra construtoras e incorporadoras dizem respeito a dúvidas sobre taxas e não cumprimento do contrato, "principalmente as que envolvem problemas com atrasos", diz Reis.


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