Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Negócios buscam população de alta renda
DE SÃO PAULOO consumo das classes de alta renda também tem estimulado o movimento das empresas para a "ZN", como a região é chamada por seus moradores.
Com a alta no preço dos imóveis nas áreas mais densas da capital paulista (oeste, sul e central), a zona norte se tornou a alternativa das construtoras para expansão dos negócios.
Isso levou mais moradores de maior poder aquisitivo para a região -há ali apartamentos avaliados em mais de R$ 2 milhões.
"O bairro de Santana, por exemplo, ganhou grandes empreendimentos imobiliários de alto padrão, o que fez aumentar o público AA na região", diz Claudinei Silva, gerente comercial da rede de concessionárias Caltabiano.
Em 2011, a revenda de automóveis de luxo abriu na avenida Brás Leme, uma das principais vias de Santana, unidades de suas marcas BMW Mini e BMW Motos.
Para Robert Harley, diretor de shoppings da JHSF, a localidade no entorno do metrô Tucuruvi, com o qual o shopping da empresa será integrado, é um dos últimos redutos urbanos ainda não explorados pelo setor na cidade.
"Grande parte dos moradores dessa região (53%) pertence às classes A e B. É uma área carente de entretenimento, facilidades de serviços e opções de compra", diz.
Nos shoppings já estabelecidos, novas redes buscam esses clientes.
Em outubro, a rede de churrascarias Fogo de Chão abriu no Shopping Center Norte sua primeira unidade fora da região sul da capital.
Em apenas cinco meses de operação, o restaurante tornou-se a filial com a operação com o quarto maior faturamento, dentre as oito filiais no Brasil. O rodízio de carnes oferecido nas unidades da rede custa R$ 103 por pessoa.
"Havia algum tempo vínhamos recebendo pedidos de clientes que atravessavam a cidade para comer em nossas unidades na zona sul", diz Marcelo Macedo, diretor administrativo da companhia.
Apesar de ter perfil mais popular, o Tietê Plaza Shopping, que abre em outubro, também atrai marcas voltadas às classes AB.
A rede de restaurantes americana Outback, a marca de roupas Lacoste, além da Vivara, de joias, terão lojas no local. (MA)