Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Sem episódios inéditos desde 1998, 'Seinfeld' rende US$ 3,1 bi em reprises

MATTHEW GARRAHAN DO “FINANCIAL TIMES”

"Seinfeld", a série de TV "sobre o nada", certamente serve para alguma coisa.

Depois da mais recente rodada de contratos de licenciamento, a série passou a acumular US$ 3,1 bilhões (R$ 6,26 bilhões) em receitas de retransmissão desde que saiu do ar pela rede americana NBC, em 1998.

"Seinfeld" foi uma das séries de maior sucesso na NBC e ficou no ar por nove temporadas, a partir de 1989. Desde então, vem gerando enorme receita, desfrutando de muito sucesso em sua vida pós-rede graças a acordo de licenciamento com emissoras independentes dos EUA.

A mais recente rodada de negociações traz o faturamento total que a série propiciou aos seus cocriadores Jerry Seinfeld e Larry David a US$ 400 milhões cada um, segundo uma pessoa que conhece bem a questão.

Os dois têm contratos de participação nos lucros com a Warner Brothers, que controla os direitos sobre a série.

A mais recente rodada de licenciamento destaca o valor da TV aberta, a despeito das mudanças de hábitos dos telespectadores.

A lucratividade da série -as receitas de um acordo de licenciamento representam quase só lucro, pois já não há custos de produção do programa- é impressionante se comparada às de algumas empresas de mídia. No mesmo período de 15 anos, a produtora de games Electronic Arts lucrou US$ 2 bilhões.

"Seinfeld" obteve a maior parte de seu faturamento na TV por meio dos contratos de reprise. Os episódios do programa não estão no iTunes e dificilmente serão colocados à venda dessa forma enquanto houver canais de TV interessados em transmiti-los.

"Seinfeld" não foi um sucesso imediato quando estreou, em 1989, e demorou um pouco a criar audiência.

Mas, quando chegou à quarta temporada na NBC, hoje controlada pela operadora de TV a cabo Comcast, já liderava o ranking.

"Seinfeld" se tornou o ponto alto das noites de quinta da rede, permitindo a venda de comerciais com preço acima da tabela, em um dia e horário que causam problemas à NBC desde o fim da série.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página