Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo índice pretende auxiliar na escolha de papéis alternativos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pensando em uma ferramenta para auxiliar na escolha de oportunidades fora do Ibovespa, a Gradual Investimentos criou o índice IGB30, que reúne as 30 maiores ações da Bolsa por valor de mercado, excluindo os setores ligados a commodities.

"O Ibovespa está muito concentrado nesses papéis e acaba não refletindo de fato a atividade doméstica", diz André Perfeito, economista-chefe da Gradual.

"No primeiro trimestre do ano, o IGB30 subiu 4,2%. Isso reflete diretamente o comportamento do mercado interno, já que as maiores altas, por exemplo, foram de empresas como Embraer, Eletrobras e Pão de Açúcar", diz.

Para o economista, a atividade tem dado motivos para que as ações voltadas ao mercado interno subam.

Perfeito projeta um avanço de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2013 - pouco mais que o dobro do crescimento do ano passado.

"Parte da estratégia do investidor tem que contemplar esse crescimento da economia brasileira", afirma. O economista, contudo, faz uma ressalva: "O país não deve voltar a crescer tão fortemente como nos anos anteriores a 2012."

DIVERSIFICAÇÃO

O portfólio ideal, na visão de Perfeito, deve ter tanto papéis voltados ao consumo doméstico quanto de companhias maiores ligadas a commodities.

"O pensamento, de qualquer forma, tem de ser no resultado no longo prazo, com investimento de pelo menos cinco anos", diz.

O analista Pedro Galdi, da SLW Corretora, acredita em setores como o de caminhões.

"O BNDES criou uma rede de financiamento mais acessível que voltou a impulsionar as vendas desses veículos", afirma.

Outra opção, destaca o especialista, é o segmento de rodovias, que deve se beneficiar do programa do governo de investimento em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página