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Insatisfação é maior entre usuários de celular pós-pago

Clientes satisfeitos são só 29,5%, ante 48,3% dos que têm plano pré-pago

Principal queixa do consumidor de pré-pago é a qualidade do serviço; para usuário do pós-pago, é o preço

DO RECIFE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Usuários de celular com planos pré-pagos estão mais satisfeitos que os dos pós-pagos, aponta pesquisa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Clientes de planos pré-pagos que se dizem satisfeitos são quase metade do total -48,3%-, índice que caiu para 29,5% entre os que utilizam planos pós-pagos.

A situação se inverte entre os insatisfeitos: são 13,8% dos clientes de planos pós-pagos e 7,8% nos pré-pagos.

Para o superintendente de serviços públicos da Anatel, Roberto Pinto Martins, essa diferença está ligada à maior exigência de qualidade pelos clientes de pós-pagos.

A principal reclamação dos usuários de pós-pagos é o preço: 41,9% estão totalmente insatisfeitos ou insatisfeitos, e 15,8%, satisfeitos.

Entre os clientes de pré-pagos, ocorre o contrário: 61,9% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos, e só 10,5% consideram o contrário.

Já para quem tem plano pré-pago os maiores problemas são a cobertura do sinal e a qualidade das ligações.

A pesquisa mostra que 26,2% dos clientes estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos com isso. Há, porém, 29,9% de usuários desse tipo de plano que se dizem satisfeitos nesses pontos.

A pesquisa envolveu seis empresas -Sercomtel, CTBC, Vivo, Claro, Oi e TIM- e foi realizada entre junho e outubro de 2011, fevereiro e março de 2012 e agosto e outubro de 2012. Foram entrevistados 82.875 clientes dos dois tipos de plano.


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