Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bijuteria e show inflacionam Dia das Mães

FGV comparou preços de 31 itens relacionados à data; alta média apurada foi de 6,01%, abaixo dos 6,17% do IPC

Procura mais intensa deve ser por presentes de menor valor, como roupas e calçados, afirmam associações

CLAUDIA ROLLI DE SÃO PAULO

Quem decidir presentear a mãe levando-a a um show, comprando uma bijuteria ou um pacote turístico deve preparar ainda mais o bolso.

São esses os três itens que tiveram maior alta de preços, segundo levantamento do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getulio Vargas, ao comparar a inflação de 31 serviços e produtos relacionados à comemoração da data.

Para o cálculo, feito a pedido da Folha, o estudo considerou a variação de preços acumulada de maio de 2012 a abril deste ano. O reajuste médio dos 31 presentes para o Dia das Mães foi de 6,01%.

Nesse período, a inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da FGV, chegou a 6,17%. O indicador mede a variação de preço de um conjunto de bens e serviços de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais.

VILÕES

Na lista de 26 produtos pesquisados, as maiores altas foram encontradas em bijuterias (11,37%), instrumentos musicais (9,81%) e artigos esportivos (7,98%).

Entre os serviços que costumam ser oferecidos como presentes para as mães, os vilões da inflação da data foram show musical (12,65%), pacote turístico (10,08%) e restaurante (8,72%).

As maiores quedas de preço ficaram entre agasalhos (-6,59%), televisores (-6,19%), máquinas fotográficas (-2,51%), tênis (-2,42%) e aparelhos celulares (-2,31%).

"Embora o preço das TVs tenha registrado queda, é um bem de alto valor, e o consumidor tem de ficar atento. Tem de ter planejamento para a compra de bens como esse e atenção para a forma de financiamento. Nem sempre a queda de preço cabe no orçamento", diz o economista André Braz, responsável pelo levantamento da FGV.

A elevação da inflação deve ter impacto nas vendas do Dia das Mães, segundo associações ligadas ao comércio. A previsão para 2013 é de crescimento modesto na vendas e na compra de presentes de menor valor.

MAIS BUSCADOS

Roupas e calçados lideram a lista de intenções de compra para a data, segundo informa a Associação Comercial de São Paulo.

Nos últimos 30 dias, a procura por calçados, bolsas e roupas tiveram crescimento de até 340% no site de buscas Zoom. O levantamento foi feito com 14 categorias de produtos, entre eletrodomésticos e outros bens.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página