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Canadense promete rival mais barato e completo de óculos computadorizado

Óculos do Google ganha novos aplicativos durante evento anual da empresa; primeiros usuários sugerem novas ferramentas

O Jet, da canadense Recon, tem visor abaixo do olho direito; empresa promete colocar o produto à venda antes do final do ano

FERNANDA EZABELLA ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

A poucos metros do estande do Glass no Google I/O, evento anual que aconteceu nesta semana em San Francisco, uma empresa canadense demonstrava o que poderá ser o principal rival dos óculos futurísticos da firma do Vale do Silício.

O Jet, com lentes escuras e visor abaixo do olho direito, é o novo produto que a Recon Instruments promete colocar à venda antes do final do ano.

O preço será similar ao de outros óculos computadorizados produzidos pela companhia, direcionados para esqui e esportes radicais, que variam de US$ 400 a US$ 600 (R$ 800 a R$ 1.200).

É um passo à frente do Google, que hoje vende o Glass a R$ 3.000, embora sejam apenas 2.000 unidades de uma versão especial para desenvolvedores de aplicativos.

Apesar de promessas iniciais, o Glass também dificilmente chegará ao mercado neste ano, de acordo com declarações recentes de Eric Schmidt, presidente do conselho do Google.

Além da diferença do local do visor (no Glass, é em cima do olho direito), o Jet tem uma bateria do lado esquerdo que pode ser trocada sem interromper o uso (o Glass precisa ser recarregado na tomada).

"Cansa menos olhar para baixo do que para cima", afirmou à Folha Patrick Cho, engenheiro da Recon que testava o Jet para os visitantes do Google I/O. "Acho que o Google nos convidou para mostrar que este é o futuro, que isto será normal", completou seu colega.

Cho usava a barra sensível ao toque do Jet (similar ao Glass) para fazer voar um pequeno quadricóptero. No visor dos óculos com fundo preto, dava para ver o que a câmera instalada no "drone" filmava.

Nas lentes de esqui já comercializadas pela Recon, em parcerias com a Oakley, o usuário pode ver sua velocidade e altitude, ter acesso a mapas e outros aplicativos próprios para controle de música e compartilhamento de fotos e vídeos.

NOVOS APPS DO GLASS

Já o produto do Google tinha apenas dois aplicativos independentes até dias atrás, um para ler notícias do "New York Times" e outro da rede social Path.

Na quinta-feira, durante o Google I/O, foram lançados outros sete, como de Facebook, Twitter, CNN e "Elle".

Agora, ao tirar uma foto ou fazer um vídeo com o Glass, o usuário pode compartilhar com grupos do Facebook ou publicar no Twitter, mas ainda sem poder fazer nenhum comentário.

Pelos corredores do Google I/O, que em 2012 começou o primeiro cadastramento para a venda do Glass, centenas de participantes circulavam com a novidade.

"É uma tecnologia muito emocionante", disse Laurie White, professora de ciência da computação na Mercer University, na Georgia.

Ela estava com o marido, diretor de uma firma de tecnologia, também com o aparelho. "As possibilidades são tantas. Gostaria de ver legendas simultâneas quando converso com alguém. Poderia ser um passo para tradução simultânea."


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