Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Como me preparar para investir em ações?

R.V., de Campinas (SP)

Resposta do professor da PUC-RIO e certified financial planner Alexandre Canalini - O investimento em ações é uma aplicação em renda variável, o que significa que não é possível determinar o resultado.

Você poderá obter lucros, mas também prejuízos. Investir em ações requer tempo prolongado para manter os recursos aplicados e tolerância para observar perdas por algum período. Se seu capital será usado em um prazo inferior a dois anos ou se você não tolera perdas, entendo que não deva investir em ações.

Fundos Multimercados são alternativas de investimentos moderados com boa perspectiva de retorno e geralmente com risco menor do que as ações.

Considerando o prazo e sua tolerância ao risco, se você puder comprar ações, tente escolher pelo menos quatro empresas em segmentos distintos. Consideraria companhias nas áreas financeira, consumo interno, commodities e uma boa pagadora de dividendos.

Para comprar ações, você deve ter uma conta em uma corretora. O capital mínimo exigido é baixo e depende da ação. Fique atento aos custos de corretagem e custódia, especialmente se você negocia volumes baixos, pois podem comprometer seus ganhos.

-

Renda fixa

Mesmo rendendo menos, pelos juros baixos, passa a atrair o investidor, principalmente o pequeno, temeroso com a Bolsa

Pequeno investidor

Geralmente com horizonte de curto prazo, sofre mais com a demora da recuperação da Bolsa brasileira

Grande investidor

Com horizonte de longo prazo, pode aproveitar os baixos preços das ações e esperar pela valorização, embora a alta possa demorar

Dólar

Em geral, quando a Bolsa cai, o dólar sobe, como reflexo da saída de estrangeiros do mercado local

FILHOS

Eu e minha esposa pretendemos ter filhos no ano que vem. Qual o melhor investimento para garantir o futuro deles e nosso? Podemos fazer uma contribuição mensal de R$ 1.500 a R$ 2.000.

R.C., de São Paulo (SP)

RESPOSTA - Pensar no futuro é importante, especialmente agora que a população vive mais e as taxas de juros declinaram. Você vai precisar acumular mais capital. A melhor forma de poupar para períodos longos são os planos de previdência.

Se você faz a declaração do IR simplificada deve optar por um VGBL. Caso faça a declaração pelo completo, avalie aplicar até o limite de 12% da sua renda anual bruta em um PGBL e o restante em um VGBL.

Escolha o regime de tributação regressivo. Procure planos com boa rentabilidade e baixa taxa de administração e negocie para não pagar a taxa de carregamento.

-

EU INVISTO EM

Bianca Comparato atriz

"Após ganhar e perder dinheiro com ações da Petrobras, tenho investimentos moderados, mas ainda aplico uma parte em ações. Só que aprendi que, quando tenho lucro alto, melhor vender"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página