Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Custo de mão de obra cresce mais que receita em hospitais

A expansão dos custos com pessoal nos hospitais particulares do país foi superior ao aumento da receita em 2012, segundo uma pesquisa da Anahp (associação do setor) que será divulgada hoje.

Enquanto a alta dos gastos com profissionais, que representam 42,1% das despesas, chegou a 7,7%, a elevação do faturamento foi de 4%.

O resultado serve de alerta para o setor, segundo Francisco Balestrin, presidente do conselho de administração da entidade.

"A população tem maior acesso aos planos de saúde e isso cria uma grande demanda por investimentos nos hospitais. No entanto, existe uma escassez de recursos e de fontes de financiamento para o setor", diz.

"Além de não existirem estímulos financeiros para os hospitais nem linhas de crédito, nosso setor não foi contemplado com a desoneração da folha de pagamento."

A sofisticação tecnológica e o aquecimento no mercado de trabalho alavancaram os salários dos profissionais do setor, segundo o presidente do hospital Albert Einstein, Claudio Lottenberg.

"Os equipamentos exigem um aprimoramento maior de recursos humanos, e a criação de unidades de atendimento público em São Paulo refletiu em uma migração de profissionais", diz.

O número de empregados nos 51 hospitais associados à Anahp cresceu 8,1% no ano passado ante 2011, totalizando 80,6 mil trabalhadores.

Tela... A marca belga de cerveja Stella Artois renovou até 2015 a parceria com o festival de cinema de Cannes.

...grande A bebida atingiu 17,8% de market share dentro das cervejas premium internacionais, segundo a Ambev.

EUCALIPTO CLONADO

Para ganhar um aumento de produtividade de 30% a 50%, a Eldorado Brasil Celulose irá instalar um centro de pesquisa e tecnologia no segundo semestre deste ano.

Hoje a companhia consegue produzir dez toneladas de celulose por hectare.

No laboratório, haverá uma seleção de plantas com maior teor de celulose, que, em seguida, serão clonadas.

A empresa já faz essa separação das mudas que têm maior rendimento, mas pretende acelerar o ritmo de desenvolvimento das pesquisas. O projeto demandará cerca de R$ 10 milhões em investimentos.

"Também vamos começar a estudar modificações genéticas", afirma o presidente da companhia, José Carlos Grubisich.

O mercado internacional de celulose, porém, ainda não aceita que as empresas realizem alterações nos genes das plantas.

"Com o ganho de produtividade [que as modificações podem proporcionar], a mercadoria vai ficar mais barata. Mostraremos essas vantagens. Com isso, deve haver uma evolução na certificação", acrescenta.

A fábrica da Eldorado começou a operar no final do ano passado, após aporte de R$ 6,2 bilhões, e duas expansões já estão previstas.

Aeroportos não devem ficar com mesmo grupo, diz FGV

Se um grupo controlar mais de um dos principais aeroportos do país, não haverá estímulo para investir em melhora da qualidade, segundo um estudo feito pela FGV.

A situação dos aeroportos, que estão em "frangalhos", só mudará se a competição for estimulada, afirma a pesquisa que será apresentada na próxima semana.

O levantamento aponta que o número médio de pousos e decolagens por hora no Brasil é de 38, apenas 43% da média internacional (88).

O estudo cita os casos da Austrália e do Reino Unido.

"Essas experiências demonstram a necessidade de controlar a participação de um mesmo grupo em aeroportos concorrentes", diz o coordenador do trabalho Gesner Oliveira (ex-presidente do Cade e da Sabesp).

Um grupo que controle Galeão e Guarulhos, por exemplo, poderá decidir priorizar um deles e impor condições duras para que companhias aéreas as aceitem.

"Restará à empresa pousar em aeroporto menor, em outra cidade." Melhor seguir a Austrália, recomenda o sócio da GO Associados.

"Deve-se limitar a participação dos grupos que já entraram na primeira rodada a 15% em outros consórcios. E não dar direito de decisão em questões estratégicas, como qual será a vocação do aeroporto", diz Oliveira.

SOLUÇÕES ESTRANGEIRAS E GARGALOS NACIONAIS

84%
dos passageiros internacionais passam por Guarulhos e Galeão

274 MIL
aeronaves pousaram em Guarulhos em 2012

154 MIL
foi o número no Galeão, no mesmo período

33 MILHÕES
de passageiros passaram por Guarulhos no ano passado

17 MILHÕES
foi o movimento de pessoas no aeroporto do Galeão

38
é o número médio de pousos e decolagens por hora no Brasil

88
é a média internacional

80%
do tráfego aéreo australiano é realizado em aeroportos concedidos à iniciativa privada

60%
foi o movimento de passageiros do Reino Unido que um só grupo concentrou em 2005; três aeroportos foram vendidos

Fonte: Infraero e FGV

Veículo... O CDC continua a modalidade de financiamentos de automóveis mais usada no Brasil, com 84% das operações, segundo a Cetip, integradora do mercado financeiro.

...novo O levantamento é do primeiro quadrimestre de 2013. Os consórcios aparecem em segundo lugar, com 13%.

Relato... A empresária chinesa Ping Fu, que foi forçada a deixar a terra natal em 1984 depois de ser violentada pela Guarda Vermelha, narra como virou CEO de uma grande empresa de tecnologia em "A Teoria do Bambu".

...literário O livro, que trata da importância da resiliência na formação da fundadora da Geomagic, será publicado em junho no Brasil pela editora Penguin.

Liderança O advogado José Antônio Miguel Neto, sócio do Miguel Neto Advogados, foi eleito presidente da Interlegal, uma rede internacional de escritórios que atua em 30 países e tem 26 anos.

Exercício A rede de academias Fórmula vai abrir 12 unidades neste ano no país. No Rio de Janeiro, uma nova unidade será inaugurada em 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página