Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Gargalos portuários

Infraestrutura precária, burocracia, mão de obra mal formada; portos brasileiros funcionam no meio do caos

DE SÃO PAULO

Porto 24 Horas que trabalha apenas no horário comercial. Porto sem papel que não consegue eliminar a papelada. Filas de navios que querem carregar. Filas quilométricas de caminhões que querem descarregar.

"A logística está no acostamento das estradas. Chegamos a esse absurdo", diz o engenheiro Paulo Resende, professor da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte.

O sistema portuário nacional, 135º num ranking de 144 países elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, movimentou 904 milhões de toneladas de carga em 2012.

Mas a supersafra de grãos do Brasil em 2013 --que deve chegar a mais de 180 milhões de toneladas-- revelou neste ano como os 34 portos brasileiros estão no limite e possuem infraestrutura precária e estrutura de fiscalização considerada burocrática e obsoleta por especialistas.

A Medida Provisória dos Portos, aprovada no Congresso Nacional na semana retrasada, é considerada um marco modernizante, mas deixou intocada a burocracia.

Para mudar esse cenário, o governo aguarda investimentos de R$ 54 bilhões nos portos nos próximos anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página