Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Herdeiro da Toyota foge à tradição e busca holofotes em nome do marketing

DA REUTERS

Os executivos da Toyota pareciam, por vezes, compartilhar a personalidade dos carros mais vendidos da montadora --confiáveis e eficientes, mas também um pouco chatos e sem graça.

Isso está mudando. Nos últimos meses, o herdeiro da família fundadora e presidente da empresa, Akio Toyoda, emergiu das burocráticas sombras para apresentar-se como o maior vendedor da companhia, entusiasta de carros e alinhado com as tendências da moda.

Os esforços de marketing em torno de Toyoda são um passo não convencional para a companhia, que é um ícone corporativo no Japão, onde o trabalho em equipe é valorizado acima do culto à personalidade.

Nas últimas semanas, Toyoda vestiu um macacão de corrida para dirigir o supercarro Lexus LFA na corrida de 24 horas no circuito de Nürburgring, na Alemanha, e apareceu em uma festa da Lexus (marca de luxo da Toyota) em Nova York com uma gravata-borboleta hipster e com óculos retrô.

Para avançar, a Toyota também vem mexendo no seu lento processo de tomada de decisões. A companhia recentemente nomeou executivos não japoneses para assumir centros regionais, dividindo o comando das operações em quatro diferentes times de negócios e nomeando vice-presidentes executivos para assumir três deles.

"O objetivo é que os executivos estejam próximos aos locais para ver por conta própria o que está acontecendo e tomar decisões rápidas", disse Toyota, de 57 anos, em entrevista ontem.

Uma série de desastres, incluindo a crise com o recall de 2009, levaram a empresa a adotar uma radical mudança na sua imagem corpora- tiva. A Toyota realizou o recall de milhões de veículos por todo o mundo em razão de problemas que incluíam falha no acelerador e no design dos tapetes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página