Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Credores da Rede Energia escolhem Energisa

Decisão agora depende de aprovação judicial

JULIO WIZIACK DE SÃO PAULO

Para evitar a falência, a Rede Energia aceitou colocar em votação as duas propostas pela compra de seu controle, uma da CPFL e da Equatorial e outra da Energisa.

Com oito distribuidoras, a Rede fornece energia para 10% da população, principalmente no Norte e Centro-Oeste. Com uma dívida de R$ 6 bilhões, a companhia está em recuperação judicial.

O controlador, Jorge Queiroz Moraes Junior, preferia a oferta da CPFL/Equatorial, com quem negociou com exclusividade. A Energisa entrou na última hora e fez uma proposta que paga mais aos credores, em menos tempo. Havia o risco de que a proposta da Energisa fosse vetada por Queiroz antes da assembleia, mas ela foi apresentada.

Mesmo após ser apresentada, credores estrangeiros ameaçaram vetá-la na votação (e tinham poder para isso), o que levaria a Rede à falência. Mas era só uma forma de pressionar para que a Energisa melhorasse a oferta. A estratégia arriscada deu certo e a Energisa ganhou a votação.

O resultado precisa agora passar pelo juiz da 2ª Vara de Falências e Recuperação de São Paulo, onde tramita o processo. O juiz saiu em férias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página