Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Site mapeia disputas de start-ups promovidas por grandes empresas
Multinacionais usam concursos para entender novos mercados
Grandes corporações não querem ficar obsoletas. Uma maneira de evitar isso é fazer competições entre start-ups (empresas iniciantes de tecnologia) e tentar entender qual será a trajetória do mercado nos próximos anos.
Essa é uma das premissas do YouNoodle, uma empresa da Califórnia que quer atender as duas partes envolvidas nos concursos de empreendimentos nascentes: quem banca e quem participa como concorrente.
Para as start-ups, o YouNoodle é um site no qual elas ficam sabendo quais são as competições do setor e podem se candidatar. Ao fazer a inscrição para uma disputa, o empreendedor recebe alertas para outras do mesmo setor ou indústria.
Para as grandes corporações, como Amazon e Intel, é uma maneira de organizar e divulgar seus eventos. É delas que o site cobra para ganhar dinheiro.
Um dos fundadores do site, Max Levchin, faz parte do grupo de empresários conhecidos como PayPal Mafia. Depois do sucesso da empresa de pagamentos on-line, eles abriram outros negócios que foram bem, como o YouTube, o aplicativo Yelp e a montadora Tesla
A diretora de relações com clientes do YouNoodle, Adele Burnes, diz que, para uma empresa iniciante, é interessante participar de concursos --mesmo que ela não seja vencedora. Isso porque os juízes costumam dar boas ideias de negócios.