Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eike demite presidente da petroleira OGX

Decisão ocorre em meio a atraso em pagamentos e falta de caixa, que podem levar empresa à recuperação judicial

Comando ficará, na prática, com Ricardo K, sócio da consultoria de reestruturação Angra Partners

RAQUEL LANDIM DE SÃO PAULO RENATA AGOSTINI DE BRASÍLIA MARIANA SALLOWICZ DO RIO

O empresário Eike Batista demitiu o presidente da petroleira OGX, Luiz Carneiro, e mais dois membros do alto escalão da empresa.

O cargo será exercido interinamente por Paulo Narcélio Simões Amaral, atual diretor financeiro. Na prática, porém, o comando ficará com Ricardo Knoepfelmacher, da consultoria de reestruturação Angra Partners.

A decisão ocorre às vésperas de a petroleira pedir recuperação judicial e representa mais uma reviravolta na confusa renegociação da dívida da OGX com credores.

A empresa tem só US$ 100 milhões em caixa, o suficiente para operar até o fim do mês, vem atrasando o pagamento de fornecedores e já deu um calote nos juros devidos aos detentores dos títulos de sua dívida.

Carneiro soube da decisão em Nova York, onde participava de reuniões com os bancos e os credores. Procurado, não deu entrevista.

Também foram demitidos o diretor jurídico, José Roberto Faveret, e Roberto Monteiro, que atuava como consultor. A ideia é trocar toda a diretoria no futuro, conforme fontes do grupo EBX.

Segundo a Folha apurou, Eike disse a Carneiro que encontrou um investidor disposto a colocar dinheiro na empresa, mas que ele faz questão da troca da direção.

Para fontes próximas aos executivos, Carneiro saiu por ter exercido parcialmente a "put" (opção de compra de ações), solicitando que o empresário injetasse US$ 100 milhões na OGX. Eike se nega a fazer o aporte.

Com a demissão de Carneiro e a sua volta dos Estados Unidos, devem continuar no Brasil as negociações da OGX com os credores externos, que foram convidados pela empresa a vir ao país falar com a nova administração. A data ainda não foi definida.

A Angra Partners será consultora da OGX e vai rescindir seu contrato com o grupo EBX. Knoepfelmacher --ou Ricardo K, como é conhecido-- havia substituído em agosto o BTG Pactual, de André Esteves, como principal assessor financeiro de Eike.

REVIRAVOLTAS

Carneiro vinha se desentendendo com Ricardo K. A divergência entre os dois ficou evidente quando K convenceu Eike a demitir Roberto Monteiro, que então ocupava o cargo de diretor financeiro e tinha apresentado a primeira proposta de renegociação aos credores.

Após a demissão, Monteiro foi recontratado como consultor e foi demitido novamente ontem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página