Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Criação de emprego com carteira tem melhor setembro em 3 anos

Economia gera 211 mil vagas, com expansão em diversos setores

Serviço liderou criação de emprego com carteira assinada, seguido pela indústria de transformação

JÚLIA BORBA DE BRASÍLIA

O número de novos empregos com carteira assinada aumentou em setembro, superando até as projeções mais otimistas de bancos e analistas para o desempenho do mercado formal de trabalho.

Foram criadas 211 mil vagas no mês passado, o melhor resultado para setembro em três anos --as previsões apontavam para a geração de cerca de 146 mil postos. Em setembro de 2010, houve geração de 247 mil vagas.

Historicamente, setembro é um mês em que o mercado de trabalho opera aquecido. De outubro a dezembro, esse cenário se inverte e as demissões ganham força.

Para o governo, o comportamento do emprego formal no mês passado significa uma "reação" na geração de vagas. Em julho, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) teve o pior resultado para o mês dos últimos dez anos, quando foram criados 61,7 mil postos.

Desde então, o país vem retomando o crescimento. Em agosto foram 142 mil novas vagas com carteira.

EXPANSÃO AMPLA

Para o ministério, o resultado foi positivo porque houve uma "expansão quase generalizada dos setores de atividade econômica".

Os destaques positivos foram para o setor de serviços, que foi responsável pela criação de 70,6 mil postos de trabalho; a indústria de transformação, com geração de 63,3 mil vagas; comércio, com 53,8 mil; e a construção civil, com 29,8 mil postos.

Na agricultura, houve perda de postos. O setor apresentou redução de 10,2 mil vagas. Para o governo, isso ocorreu por "fatores sazonais", não detalhados no estudo.

O cultivo de café foi o que mais contribuiu para a queda no emprego na agricultura, com perda de 18 mil vagas. No geral, o resultado só não foi pior porque alguns setores conseguiram aumentar a contratação, como no cultivo de uva (3.400 trabalhadores) e de cana de açúcar (2.400 postos com carteira).

Índice de atividade IBC-Br fica estável em agosto
folha.com/no1357348


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página