Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Redes sociais

Informação por meio do Facebook acontece sobretudo por acaso

Leitura ocorre sobretudo quando usuário checa status de amigos

DE SÃO PAULO

Um terço dos americanos adultos acessa notícias por meio do Facebook, mas na maioria das vezes isso acontece por acaso, quando o usuário está checando ações de amigos ou postando fotos.

A constatação está em pesquisa divulgada ontem e feita pelo instituto Pew entre 21 de agosto a 2 de setembro com 5.173 americanos adultos, 3.268 deles no Facebook.

Proporcionalmente, 64% dos entrevistados usam essa rede social, e 47% desses usuários acessam notícias por meio dela --o que alcançaria 30% da população americana total, segundo os dados postados pelo Pew.

Desse grupo, 78% afirmam encontrar as notícias quando entram no Facebook com outra finalidade.

Para Amy Mitchell, diretora de Pesquisa de Jornalismo do Pew, "as pessoas vão ao Facebook para compartilhar momentos pessoais e descobrem as notícias quase incidentalmente".

Ela vê o fato como positivo: "A serendipidade [dom de encontrar coisas úteis por acaso] das notícias no Facebook pode ampliar a sua importância como fonte de informação, especialmente entre os que não seguem as notícias com afinco".

Os temas mais populares entre os "consumidores de notícias no Facebook" são entretenimento (73%), informações sobre a própria comunidade (65%), notícias de política nacional e sobre o governo (55%) e esportes (57%).

Por outro lado, apenas 28% dos americanos adultos que acessam notícias por meio do Facebook disseram entrar na rede social para procurar as notícias de última hora ("breaking news").


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página