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Marcas mais lembradas do país serão conhecidas hoje

Prêmio Folha Top of Mind vai apresentar as campeãs do ano em São Paulo

Pesquisa abrange 54 categorias; 5.145 pessoas em 160 cidades foram entrevistadas entre 7 e 9 de agosto

DE SÃO PAULO

Há 23 anos, os pesquisadores do Datafolha percorrem todas as regiões do país perguntando: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em... Carro? Pasta de dente? Sabão em pó?". O Folha Top of Mind terá as campeãs de 2013 conhecidas hoje à noite, no HSBC Brasil, em São Paulo.

Principal prêmio de lembrança de marca do país, o levantamento foi o primeiro do gênero a ser realizado com abrangência nacional e a tornar os resultados públicos.

Antes, as informações ficavam restritas às empresas que encomendavam o estudo.

"A pesquisa é a medida da popularidade das marcas no Brasil e a principal referência para aferição das ações de marketing de anunciantes e agências", diz Antonio Manuel Teixeira Mendes, superintendente da Folha e responsável pela implantação da pesquisa, em 1991.

Naquela época, Varig e Vasp disputavam ponto a ponto o primeiro lugar em companhia aérea e Monza era um dos carros mais lembrados. Carro e companhia aérea continuam fazendo parte da pesquisa, mas há categorias estreantes todos os anos.

Em 2013, das 54 categorias, Top Tecnologia, carne e pratos congelados figuram entre as novidades.

Segundo Teixeira Mendes, as variações no percentual de lembrança conquistado pelas marcas a curto e a longo prazo servem para "balizar" acertos e erros de marketing, mostrar alteração no comportamento do consumidor, na imagem e aceitação das marcas. "É possível traçar no tempo a eficácia de estratégias de comunicação, de investimento publicitário, de aceitação de produtos, em um só índice de lembrança de marca."

Antonio Carlos de Moura, diretor-executivo comercial do Grupo Folha, diz que a pesquisa é a prova de que a publicidade funciona.

"Esse é o espírito do projeto. Fica nítido, ao ler a pesquisa, que empresas que incrementam sua publicidade têm resultados imediatos."

Para apontar o que está na cabeça do brasileiro quando se fala em produtos e serviços, o levantamento é dividido por região, unidade federativa, porte e natureza do município. As cidades são escolhidas por sorteio aleatório dentro de cada estrato.

Dessa maneira, é possível ter uma amostra representativa que inclui de São Paulo a Morro Cabeça no Tempo, cidade de 4.082 habitantes no Piauí, fronteira com a Bahia, totalizando 160 municípios.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que o pioneirismo da abrangência nacional vem a calhar com os interesses do mercado. "Com a formação da chamada nova classe média, os planejadores de marcas passaram a se interessar mais pelos pequenos municípios. Outros estudos só ficam nos grandes centros."

A pesquisadora que visitou Morro Cabeça no Tempo foi a que enfrentou mais dificuldade entre os 187 contratados para entrevistar 5.145 pessoas entre 7 e 9 de agosto.

Como a cidade não possui hotel e ela perdeu o único ônibus do dia, acabou levando seis dias, em vez de dois, para voltar para casa, em Salvador. Só conseguiu hospedagem graças a contato de colegas com um blogueiro.

A revista de 134 páginas com a pesquisa circulará gratuitamente encartada na Folha de amanhã.


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