Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ações do Twitter disparam 73% no primeiro dia na Bolsa de NY

Investidores apostam que empresa, que ainda não deu lucro, vai conseguir dinheiro com publicidade

Com valor de mercado de US$ 25 bilhões, cada um dos 232 milhões de usuários do microblog está 'cotado' em US$ 108

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Twitter acumula prejuízos de US$ 445 milhões e não há perspectiva de ter o primeiro lucro, mas isso não freou o apetite dos investidores no dia da estreia das suas ações na Bolsa de Nova York.

Depois de levantar pelo menos US$ 1,8 bilhão com sua abertura de capital, anteontem, os papéis da empresa de tecnologia subiram ontem 73%, cotados a US$ 44,9, em uma das maiores altas para o primeiro dia de negociação na Bolsa dos EUA.

O melhor dia de estreia para as ações de uma empresa no mercado americano foi da Palm, cujos papéis se valorizaram em 295% em março de 2000 --o levantamento leva em conta companhias que arrecadaram no mínimo US$ 500 milhões com a sua abertura de capital.

As ações do Facebook subiram 0,6% no seu primeiro dia na Bolsa, em maio de 2012. Pouco mais de três meses depois, elas já valiam menos da metade da cotação inicial (US$ 38), mas se recuperaram e acumulam valorização de 25% desde o ingresso no mercado dos EUA.

A disparada na cotação do Twitter fez alguns analistas e investidores duvidar da manutenção preço da ação nesse patamar. Segundo eles, a companhia terá de se provar capaz de aumentar a receita com publicidade em dispositivos móveis (smartphones e tablets) --repetindo o sucesso do Facebook.

Nos nove primeiros meses deste ano, a empresa faturou US$ 422 milhões, 106% mais que no mesmo período de 2012. Com fortes gastos em pesquisa e desenvolvimento, esse aumento de receita não se traduziu em lucro: perdeu US$ 134 milhões de janeiro a setembro, ante prejuízo de US$ 71 milhões em igual período do ano passado.

GANHAR DINHEIRO

Parte da tarefa envolve ganhar mais dinheiro com os seus usuários fora dos Estados Unidos: cerca de 75% da receita do Twitter vem do mercado americano, mas apenas 23% dos seus 232 milhões de usuários ativos (39% mais que no ano passado) estão no país-sede.

O microblog já disse que pretende investir no aumento das suas equipes de marketing e vendas no Brasil, além de Holanda, Irlanda e Austrália.

Com valor de mercado que chegou ontem a cerca e US$ 25 bilhões, cada usuário ativo do Twitter está "avaliado" em US$ 108.

Na época do seu lançamento em Bolsa, o Facebook tinha 901 milhões de usuários ativos, que "valiam" cerca de US$ 137 cada um --levando em conta o valor de mercado da empresa na sua chegada à Bolsa de Valores.

O Facebook, que tem hoje valor de mercado de US$ 116 bilhões, acumula lucro de US$ 1 bilhão nos últimos quatro trimestres. Ao contrário das do Twitter, as ações da empresa tiveram um dia negativo, com queda de 3,2%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página