Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

BC britânico pode antecipar alta dos juros

Melhora no mercado de trabalho aumenta chance de aperto monetário acontecer a partir do fim do ano que vem

Depois de PIB acelerar no 3º tri, órgão prevê crescimento maior da economia do Reino Unido em 2013 e 2014

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Banco da Inglaterra (banco central britânico) indicou que pode antecipar o processo de aumento da taxa de juros devido aos sinais de melhora da economia local.

Para o organismo, a chance de o desemprego recuar para 7% até o fim do ano que vem é de 40%. Em agosto, a probabilidade era de 25%.

Em agosto, o banco disse que vai manter a política monetária (os juros estão desde 2009 em 0,5%, o menor patamar histórico) enquanto a taxa de desemprego continuar acima de 7%.

O aumento dos juros não será automático quando a taxa de desemprego atingir a meta (dados como o cenário da inflação também considerados), mas ela é essencial para o aperto monetário.

As previsões para 2015 e 2016 também estão mais otimistas que as de agosto.

"Você não precisa ser um otimista para ver o copo meio vazio", afirmou o presidente do BC britânico, Mark Carney. "A recuperação finalmente pegou ritmo", completou.

O otimismo em relação à economia do Reino Unido se deve a alguns sinais de melhora, como no mercado de trabalho. A taxa de desemprego recuou de 7,7%, no segundo trimestre, para 7,6%, de julho a setembro, o menor patamar desde 2009.

A terceira maior economia da Europa (atrás de Alemanha e França) cresceu 0,8% no terceiro trimestre, o maior avanço em três anos.

A melhora também deixou mais otimistas as previsões do BC britânico. Ele projeta agora que o PIB terá alta de 1,6% neste ano e de 2,8% em 2014. Em agosto, estimava crescimento de 1,4% neste ano e de 2,5% no próximo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página