Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Economia americana progrediu, diz indicada ao comando do Fed

Janet Yellen vai participar hoje de sabatina no Senado dos EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A indicada ao comando do Fed (banco central dos EUA), Janet Yellen, deve dizer hoje, em sabatina no Senado, que a economia americana progrediu desde a recessão (que durou de 2007 a 2009), mas que é preciso avançar mais.

"O desemprego caiu do seu pico de 10%, mas em 7,3% ainda está muito alto, refletindo um mercado de trabalho e uma economia que têm um desempenho inferior ao seu potencial", vai dizer ela hoje aos senadores, segundo depoimento divulgado.

"Por essas razões, o Fed está utilizando as suas ferramentas de política monetária para promover uma recuperação mais robusta. Uma retomada mais forte vai, por fim, permitir que o Fed reduza a sua acomodação monetária e sua dependência de ferramentas não convencionais como compra de ativos."

Yellen, que atualmente é vice-presidente do Fed, está se referindo ao programa, adotado no fim de 2012, de compra de US$ 85 bilhões ao mês de títulos do Tesouro americano para estimular a principal economia mundial.

O Fed ainda não disse quando vai começar a encerrar o programa, o que preocupa muitos países emergentes, como o Brasil, porque suas moedas devem perder força em relação ao dólar.

A sabatina, que inicia às 13h (horário de Brasília), é um passo para confirmá-la como sucessora de Ben Bernanke no comando do Fed.

Acompanhe os efeitos no mercado da sabatina
folha.com/mercadoaovivo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página