Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Investidor barganha imóveis 'encalhados'

Compra na planta para revenda com lucro perde espaço para aquisição com desconto de unidades difíceis de vender

Pesquisa na região ajuda a confirmar se abatimento oferecido pelo vendedor vale mesmo a pena

DANIELLE BRANT DE SÃO PAULO

O taxista Emerson Pavão, 40, retrata a mudança de perfil do investidor imobiliário.

No pico do boom do setor entre 2010 e 2011 --quando o preço dos imóveis chegou a dobrar nas áreas mais cobiçadas de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo--, Pavão comprava unidades na planta para revender a preço maior antes mesmo da entrega das chaves.

No ano passado, porém, viu seu lucro cair em razão do ritmo menor de crescimento dos preços. Então, para aumentar o retorno, passou a comprar imóveis que incorporadoras ou corretoras têm dificuldades para vender.

"Como compro várias unidades no mesmo empreendimento, consigo desconto de até 40% no preço", afirma.

No cenário atual de acomodação de preços, o desconto ajuda a elevar o retorno do investidor, diz Celso Amaral, diretor da Geoimovel, empresa de informações imobiliárias.

"Os descontos também favorecem a incorporadora, pois reduzem a necessidade de investir na busca pelo cliente", acrescenta.

Também tem havido, afirmam consultores, o retorno ao mercado do investidor que adquire o imóvel para viver do aluguel --e não aquele que comprava para revender mais caro rapidamente.

Mas o foco, agora, são bens de proprietários que compraram na planta para morar, mas que, sem conseguir honrar o financiamento, precisam revendê-los --além das unidades de construtoras com dificuldade de venda.

CUIDADOS

De qualquer forma, antes de aproveitar o que pode ser uma boa oportunidade de negócio, é preciso fazer contas para verificar se o desconto vale a pena, diz o economista Samy Dana, da FGV (Fundação Getulio Vargas).

"O investidor precisa comparar o preço com o de outras unidades no mesmo prédio ou bairro, por exemplo."

O imóvel, no Brasil, é muito associado a segurança e solidez financeira, diz Marcelo Prata, presidente do Canal do Crédito, site de comparação de custos de financiamentos.

Ele afirma, porém, que esse tipo de bem deve ajudar a diversificar os investimentos, mas não ser a única opção do pequeno investidor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página