Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Especial 13º/Previdência

Aplicativos ajudam a fazer o orçamento

Na internet também é possível baixar planilhas para contabilizar receitas, gastos e dívidas e planejar poupança

Ideal é estabelecer planos de curto, médio e longo prazo, recomendam consultores

DE SÃO PAULO

A tecnologia tem deixado cada vez mais escassas as desculpas para quem tem preguiça ou medo de montar um orçamento familiar.

Há ajuda on-line na forma de modelos de planilhas, disponíveis na internet, e aplicativos para smartphones.

Ainda assim, enfrentar a tarefa de colocar as contas por escrito pode ser desgastante, mas vale a pena.

"Pode ser difícil no início, mas, quando o benefício começa a aparecer, com dinheiro sobrando no fim do mês, torna-se gratificante e parte da rotina", diz o educador financeiro Mauro Calil.

Cássia D'Aquino, especialista em educação financeira, diz que o ideal é estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo. Mas, sobretudo, estabelecer prioridades e objetivos possíveis, para que o planejamento não acabe se tornando angústia.

O primeiro passo para montar uma boa planilha de orçamento, diz Cássia, é listar todas as receitas da família --dinheiro que entra mensalmente--, o que pode ser mais difícil para profissionais que prestam serviço a mais de um cliente.

"Quando se cria um mapa, surge a noção de quais são os meses de melhor renda, nos quais deve-se aproveitar para fazer uma poupança", diz.

O passo seguinte é listar todas as despesas do mês. E, finalmente, todas as dívidas. Então, traçar planos (como viagem ou carro novo) e a forma para concretizar os desejos (tempo de poupança e valor guardado por mês).

Para quem precisa de uma ajuda para começar, diversos aplicativos gratuitos oferecem ajuda, como o Minhas Contas, para Android.

Outros apps ajudam a organizar as contas de quem mora em repúblicas ou casais que dividem despesas. É o caso do Settle Up, disponível para Android e iPhone.

Conheça os aplicativos e planilhas

folha.com/no1375288


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página