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Carro nacional melhora em segurança
EcoSport com airbags laterais é o primeiro veículo produzido no Brasil a receber nota máxima em teste de colisão
Segundo Latin NCAP, órgão responsável pelo teste, montadoras estão aperfeiçoando sistemas de proteção a ocupantes
Pela primeira vez, um automóvel fabricado no Brasil recebeu nota máxima no teste de colisão promovido pelo Latin NCAP (programa de avaliação de veículos novos para a América Latina), que já testou aproximadamente 25 modelos à venda no país desde 2010.
O modelo nacional que recebeu cinco estrelas é a versão do Ford EcoSport com airbags laterais e de cortina, que custa a partir de R$ 72.990, R$ 17,3 mil mais cara que a versão de entrada, que traz bolsas infláveis dianteiras.
Nesta última rodada do teste, divulgada ontem, o hatch argentino Ford Focus e o sedã mexicano VW Jetta, ambos em versão topo de linha, também receberam nota máxima em proteção para adultos. Nenhum, porém, repetiu a mesma classificação na avaliação de segurança para crianças em cadeirinhas no banco traseiro. Nesse quesito, todos os carros receberam notas que variaram de três a quatro estrelas.
Outro modelo nacional testado foi o sedã compacto Hyundai HB20 S, que recebeu quatro estrelas para adultos, uma a mais do que a versão hatch produzida no ano anterior. Para isso, a montadora diz que melhorou a proteção das pernas e do peito do motorista, revisando a construção geral do carro.
Para o Latin NCAP, os resultados mostram que os carros fabricados localmente começam a oferecer aos consumidores boa proteção contra batidas e a adoção do sistema de segurança Isofix (item não obrigatório), que otimiza a fixação das cadeirinhas infantis no banco traseiro.
A Ford também promoveu melhorias no EcoSport, depois de ter recebido pontuação quatro estrelas para a proteção de adultos em prova realizada no início do ano. A montadora incorporou um lembrete de cinto de segurança ao banco do acompanhante e patrocinou os testes de impacto lateral, que passaram a ser opcionais.
"A América Latina está entrando em uma nova era de segurança viária, que beneficia ocupantes de veículos, sistema de saúde, setor de seguros e governos", analisa Maria Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP.
Contudo, carros de entrada avaliados ao longo deste ano apresentaram resultados insatisfatórios, como o Chevrolet Agile e o Renault Clio, ambos produzidos na Argentina.
Os carros testados não traziam airbags frontais nem freios com ABS (sistema que evita o travamento das rodas). O Agile já recebeu esses equipamentos em todas as versões comercializadas no Brasil, mas o Clio só terá tais itens na linha 2014, que deve chegar às lojas em breve.