Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Amazon prevê usar drones em entregas

Projeto é colocar equipamento não tripulado no ar em 5 anos, mas ainda depende de autorização oficial dos EUA

Loja desenvolve robô aéreo que carrega pacotes de até 2,3 kg por até 15 km, reduzindo prazos das entregas

BARNEY JOPSON DO "FINANCIAL TIMES", EM NOVA YORK

A loja on-line Amazon está desenvolvendo veículos aéreos não tripulados, conhecidos como drones, com a ideia de futuramente usá-los para entregar mercadorias.

"Sei que parece ficção científica, mas não é", disse o fundador da Amazon, Jeff Bezos, mostrando um aparelho com oito hélices e uma garra que carrega baldes para pacotes.

Falando ao programa "60 Minutes", da rede de TV norte-americana CBS, ele afirmou que os drones permitiriam que a loja entregasse encomendas 30 minutos depois de um comprador apertar o botão de compra no site.

"Não quero que ninguém pense que isso vai chegar já", disse. "Mas dentro de cinco anos? Bem possível."

A Amazon afirma que teria de esperar até que os drones --que ela chama de Octocopters-- sejam autorizados pela Administração Federal da Aviação (FAA) americana, que ainda avalia o assunto.

Bezos disse que a marca também precisava trabalhar mais na tecnologia para garantir que os drones não pousem acidentalmente na cabeça das pessoas.

O serviço proposto, chamado Prime Air, seria o mais extremo exemplo dos esforços da companhia para roubar clientes das lojas físicas de varejo por meio de entregas cada vez mais velozes.

Indagada se as entregas por drones seriam mais baratas que as entregas por caminhões com motoristas humanos, uma porta-voz da Amazon se limitou a dizer que a empresa estaria "pronta para iniciar operações comerciais tão logo as regras necessárias estejam em vigor".

Disse ainda que os oito motores do drone são elétricos, "o que o torna inerentemente mais ecológico que os veículos de entrega convencionais hoje em uso", e acrescentou: "Esperamos uma rápida inovação nessa área, em prazo relativamente curto".

A Amazon postou em seu site um vídeo de um drone decolando de um de seus armazéns e pousando diante de uma casa. O endereço seria programado por GPS.

Bezos afirmou que os drones poderiam levar pacotes de até 2,3 quilos. A autonomia de voo poderia alcançar 16 km --quase dez vezes a dos produtos hoje no mercado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página