Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Saiba o que mede o PIB e como ele é calculado e decomposto

Indicador mede o valor acrescentado à economia num período

PEDRO SOARES DO RIO

O PIB (Produto Interno Bruto) sintetiza o comportamento da economia de um país num ano ou num trimestre. O indicador mede os "frutos" gerados a partir da produção de cada setor.

Seu cálculo considera com quanto cada empresa, pequeno empreendedor, trabalhador autônomo e governo (com seus serviços de saúde e educação públicas, por exemplo) contribuiu para a economia.

Ou seja, tudo o que se produziu em produtos e serviços, descontado o que foi usado nesse processo.

O padeiro, por exemplo, compra a farinha e fermento para preparar o pão, mas os custos dos ingredientes e a energia elétrica da máquina de bater a massa e do forno são descontados do valor final do pãozinho.

O conceito do PIB é o quanto de valor foi acrescido no processo de produção de bens, serviços e da agropecuária. A esse cálculo, são somados os impostos sobre produtos. O resultado mostra o crescimento (ou queda) da economia do país.

Esse cálculo acima é chamado de "ótica da oferta" ou "ótica da produção".

OFERTA E DEMANDA

Outra forma de olhar o PIB é pela "ótica da demanda", ou seja, o destino de cada produto ou serviço produzido. Como, por exemplo, o investimento feito por empresários, a ida às compras por parte das famílias ou o consumo do governo na ampliação da oferta de saúde, educação, saneamento e outros.

Nesse caso, medem-se, por exemplo, a compra de máquinas para ampliar a produção nas empresas e as compras de remédios e livros didáticos por parte do governo.

Outro destino para os bens produzidos é a exportação.

O destino dos produtos e serviços é uma visão complementar, mas importante para identificar o apetite de empresários e governos em investirem (o que pavimenta o crescimento futuro) e das famílias em consumirem --item relevante para a expansão da economia a mais curto prazo.

Para uma economia crescer, é preciso, primeiro, pessoas para trabalhar e produzir. Por isso, a importância do aumento do emprego para a economia. Um país com menos jovens e declínio de população, como a Itália, sofre com esse problema.

O cálculo do PIB é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ao final, ele soma a riqueza gerada em todos os setores e compara com períodos anteriores, para concluir se a economia cresceu ou não.

Ao longo do tempo, a metodologia de cálculo vai sendo aperfeiçoada, como aconteceu neste ano com o índice que mede serviços. Nesse caso, o IBGE refaz as contas e revisa os números do PIB.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página