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A Copa como ela é

Passagens para Copa ficam mais baratas

Com a definição dos jogos da competição, operadoras de turismo devem desbloquear assentos e aumentar oferta

Queda de preços vale para trechos atuais; novas malhas aéreas devem ser apresentadas à Anac até dia 20

INGRID FAGUNDEZ DE SÃO PAULO

As passagens aéreas para o período da Copa do Mundo devem ficar mais baratas nos próximos dias, após o sorteio dos oito grupos da competição, que aconteceu ontem, na Costa do Sauípe, na Bahia.

"As operadoras de turismo, que haviam bloqueado assentos, vão começar a desfazer a reserva, porque agora sabem que seleções vão jogar em que cidades", disse o presidente da Abear (associação das empresas aéreas), Eduardo Sanovicz.

Ele explica que, temendo ficar sem assentos disponíveis, as operadoras bloquearam de três a quatro vezes mais do que precisavam. "Os voos que estavam com 70% de ocupação ficarão com 20%. Passagens que custavam R$ 500 hoje vão custar R$ 200 nos próximos dias."

Em outubro, a Folha apurou que a Match, agência de turismo oficial da Fifa, bloqueou 100 mil assentos. Ela pretendia adquirir ao menos 100 mil lugares adicionais quando estivesse disponível a malha aérea das companhias para a Copa.

Ontem, a passagem de ida e volta mais barata de São Paulo para Fortaleza, para ver o jogo de Brasil e México em 17 de junho do ano que vem, saia por R$ 1.589, na Gol.

Segundo mostrou reportagem da Folha, em outubro bilhetes aéreos para o período do evento chegavam a custar dez vezes mais do que em outros dias.

Sanovicz diz que ainda é difícil apontar quais os destinos mais concorridos. No entanto, assegura que a demanda será menor do que em dias normais. "Nossas pesquisas mostram que o número de passageiros é menor. Há voos para todos."

MALHAS

As passagens que ficarão mais baratas pertencem à malha atual. A Anac (Agência Nacional de Aviação) informou ontem que as companhias aéreas têm até o dia 20 de dezembro para apresentar à agência suas propostas de malhas áreas para a Copa.

Nelas, podem solicitar a alteração ou inclusão de horários de voos.

A redefinição da malha é necessária nesse período para atender a demanda específica do evento.

Após as empresas submeterem suas propostas para o período da competição, as solicitações serão analisadas pela Anac, que divulgará o resultado final até o dia 15 de janeiro de 2014.

Segundo a agência, a análise levará em conta o número de alterações ou inclusões apresentadas por cada companhia, tendo como objetivo principal a organização de todos os voos, desde que haja capacidade.

Com o fim do evento volta a valer a malha atual.


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