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Ferramentas gratuitas permitem conhecer os gostos dos clientes

DE SÃO PAULO

Nem sempre uma pequena empresa precisa gastar para conseguir bons resultados em ações de publicidade nas redes sociais.

A opinião é de Alexandre Suguimoto, presidente da Apadi (Associação Paulista de Agências Digitais). Segundo ele, muitas empresas ainda não aproveitam recursos simples como os perfis no Foursquare e no Facebook, por meio dos quais é possível conhecer os gostos dos clientes e interagir com eles.

Também é possível realizar promoções para quem utiliza essas páginas, dando "check-in" para dizer aos amigos que está lá. Ele diz que um depoimento positivo de um usuário nessas páginas pode ser mais eficiente na hora de ganhar clientes do que uma propaganda.

Leonardo Naressi, professor da ESPM, dá uma ideia: "Se o empresário perceber na página do Foursquare de seu restaurante que o prato que mais recomendam lá é o filé à parmegiana, ele pode criar uma promoção com o prato e ter mais resultado do que em um anúncio".

Naressi diz que, para começar a fazer as primeiras propagandas pagas, o empresário não precisa ser especialista no assunto.

Isso porque a maioria das plataformas para propaganda é de uso intuitivo e possui tutoriais para tirar dúvidas e páginas que permitem o acompanhamento de resultados.

Para quem deseja fazer anúncios mais avançados, é possível buscar cursos de curta duração sobre o assunto. Outra opção é contratar uma agência especializada, que terá custo parecido (cerca de R$ 1.000 por mês).

"É importante que ele pilote um pouco para saber como funciona, mas, para ser efetivo mesmo, precisará de especialização", afirma Suguimoto. (FO)


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