Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em 2014, Bolsa enfrentará mais turbulência, diz analista

Recuperação lenta da economia do país é um entrave, afirma

DE SÃO PAULO

Se 2013 tem sido complicado para a Bolsa brasileira --que até a sexta-feira acumulava queda de 16,42% no ano--, 2014 também não deve ser fácil para o investidor, diz Marco Aurélio Barbosa, analista-chefe da corretora Coinvalores.

"A instabilidade vai ser maior no ano que vem", afirma. De acordo com ele, o superavit fiscal brasileiro preocupa, pois, somado à recuperação mais lenta da economia brasileira, pode contribuir para o rebaixamento da nota de crédito do país.

"Essa ameaça de rebaixamento pelas agências internacionais de classificação de risco talvez seja o nosso maior problema nos próximos seis meses." Outro fator que deve pesar é a ameaça de retirada dos estímulos econômicos do banco central americano.

Ainda nos EUA, outra fonte de preocupação é a votação do Orçamento e da elevação do teto da dívida do país, que deve tumultuar os mercados no primeiro trimestre.

Nesse cenário, Barbosa aborda, na próxima quarta-feira, qual a melhor estratégia para quem vai investir na Bolsa em 2014.

Na sexta-feira, ele analisa os diferentes perfis de investidor de Bolsa e como cada um deles --conservador, moderado e arrojado-- deve se comportar no próximo ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página