Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

IBC-BR

Economia tem em outubro maior expansão em seis meses, diz BC

DE BRASÍLIA - Após o terceiro trimestre fraco, a economia iniciou o fim do ano em recuperação. Segundo estimativa do Banco Central, o PIB cresceu 0,77% em outubro ante setembro, maior variação mensal desde abril.

O resultado reforça a expectativa de que a economia apresentará crescimento nos últimos três meses do ano, após se retrair no trimestre anterior.

Como o desempenho do PIB tem sido muito volátil, o bom resultado de outubro, porém, não é suficiente para apostar numa crescimento muito acelerado, pondera Tony Volpon, diretor da corretora japonesa Nomura.

"Apesar de o PIB do Brasil ter mostrado forte expansão em outubro, não achamos que seja sustentável e não prevemos mudanças substanciais para a fraca tendência de crescimento."

Segundo o Itaú, os indicadores preliminares apontam para recuo da produção industrial e ligeira queda das vendas no varejo em novembro. Ainda assim, o banco prevê expansão de 0,6% do PIB nos últimos três meses do ano.

Entre altas e baixas, o índice do BC (IBC-Br) acumula crescimento de 2,44% em 12 meses. A projeção no mercado é que o PIB fechará 2013 com alta de 2,35%.

O BC calcula mensalmente o IBC-Br, que serve como uma prévia do resultado oficial do PIB, divulgado trimestramente pelo IBGE.

Os resultados, porém, nem sempre ficam próximos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página