Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Vale a pena tirar o dinheiro de um fundo DI e comprar uma LFT?

E.C.M., de São Paulo (SP)

RESPOSTA DO EDUCADOR FINANCEIRO MAURO CALIL - A taxa DI (média dos juros do empréstimo entre bancos) está sendo negociada a 9,77% ao ano, e as LFT (Letras Financeiras do Tesouro) com vencimento em 7 de março de 2017 tiverem uma rentabilidade de 7,9% nos últimos 12 meses. Ou seja, não parece um bom negócio a troca da forma apresentada.

Dentro do site do Tesouro, porém, você pode encontrar as LTN (Letras do Tesouro Nacional) ou NTN-F (Notas do Tesouro Nacional Série F) com vencimento em 1º de janeiro de 2016 e de 2023, respectivamente, a taxas de 12% a 13% ao ano.

Nesse caso, sim, parece ser uma boa troca.

Caso opte por fazer isso, no entanto, lembre-se de que o Imposto de Renda da nova aplicação começa em 22,5% sobre os ganhos e regride até os 15% após dois anos do início do investimento financeiro.

Além disso, é preciso considerar que, caso não queira manter os títulos até o final do prazo determinado, pode vendê-los de volta ao Tesouro às quartas-feiras.

O preço, entretanto, será o que o governo quiser pagar --e pode ficar até mesmo abaixo do pago inicialmente por você, o que significará a possibilidade de alguma perda nessa aplicação. Vale destacar que os dados foram levantados em 12 de dezembro e estão sujeitos a alterações mediante condições do mercado financeiro e do Tesouro Nacional.

EU INVISTO EM

Carla Diaz,atriz

"Gosto de investir em previdência privada e em imóveis, principalmente no Rio e em São Paulo"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página