Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fim de ano é época ideal para organizar finanças pessoais

Dica é aproveitar o 13º e a restituição do IR para pagar contas

DE SÃO PAULO

O fim de ano é a época ideal para os endividados tentarem regularizar sua situação financeira, afirma a consultora Aline Rabelo.

A renda extra gerada pelo 13º salário e pela restituição do Imposto de Renda deve ser usada para pagar prestações em atraso ou para formar uma poupança, no caso de quem está com as contas em dia, diz a especialista.

"Veja na instituição financeira quanto você está devendo e faça um planejamento de como utilizar os recursos que estão entrando na conta para quitar ou abater o valor devido. É possível fazer uma boa renegociação, com juros menores, uma entrada e o parcelamento do restante."

SEMANA

O planejamento financeiro permanece no radar do "Folhainvest" ao longo da semana. Na próxima quarta-feira, Aline Rabelo fala sobre como se preparar para os gastos previstos para o início do próximo ano, como IPVA (imposto do carro), IPTU (do imóvel) e matrícula escolar.

Já na sexta-feira, a consultora dá dicas de como fazer sobrar dinheiro no fim do mês para investir, o que considerar antes de escolher uma aplicação financeira e que tipos de investimento são os mais indicados para quem está começando a poupar.

Assista à entrevista

folha.com/no1385414


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página