Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Energia

Sob impulso do diesel, mercado de combustíveis cresce 5% em 2013

DO RIO - O mercado de combustíveis no Brasil cresceu 5,2% neste ano, para 125 bilhões de litros, e manterá o ritmo em 2014, previu ontem o Sindicom, sindicato que reúne as principais distribuidoras de combustíveis do país.

A alta foi impulsionada pelo maior consumo de diesel, reflexo do melhor desempenho da agricultura e que garantiu aumento de 5,1% nas vendas do derivado, importado em grande parte pela Petrobras.

A gasolina cresceu 4,3%, e o etanol, 7,5%.

Para o diretor do Sindicom Jorge Luiz Oliveira, uma boa surpresas do ano foi a recuperação do etanol, que em 2011 e 2012 teve comportamento pífio, em razão de safras mais fracas.

O consumo maior do combustível ocorreu próximo a zonas produtoras --Goiás, São Paulo e Mato Grosso--, onde o etanol compete melhor com a gasolina.

Apesar da alta de 2013, a participação do etanol na matriz de combustíveis foi de apenas 8,5%, metade do que era em 2009 (16,7%), ano que atingiu o seu maior peso na matriz.

A gasolina, por sua vez, atingiu 33,2%, e o diesel, 47%.

Oliveira informou que as distribuidoras estão conversando com o governo para evitar que em 2014 a mistura do biodiesel ao diesel aumente dos atuais 5% para 7%. A proposta é fazer um escalonamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página